COBERTURA DO DOSSEL E COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DO ESTRATO HERBÁCEO-ARBUSTIVO DE UMA FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL NA TRANSIÇÃO CERRADO-AMAZÔNIA EM MATO GROSSO, BRASIL.

5649 palavras 23 páginas
ISSN – 1983 – 6996

Heringeriana

Brasília

Volume 7 (1): 1-120, julho de 2013.

COBERTURA DO DOSSEL E COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DO ESTRATO HERBÁCEOARBUSTIVO DE UMA FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL NA TRANSIÇÃO
CERRADO-AMAZÔNIA EM MATO GROSSO, BRASIL.
Kelyane da Silva Melo-Santos1, Beatriz Schwantes Marimon2,3,6, Claudinei Oliveira-Santos4, Paulo Sérgio
Morandi5, Mônica Forsthofer1 & Ben Hur Marimon-Junior2,3

RESUMO - O objetivo foi testar a hipótese de que a variação espacial na cobertura do dossel está relacionada com a composição florística e estrutura do estrato herbáceo-arbustivo de uma floresta estacional semidecidual na transição Cerrado-Amazônia. Foram amostradas 120 parcelas de 2 x 2 m, contabilizados os indivíduos e estimada a cobertura do dossel, em cada parcela. Foram encontradas 40 espécies, 24 gêneros e 18 famílias.
Olyra ciliatifolia destacou-se pela elevada densidade relativa (DR= 50,3%). A cobertura do dossel apresentouse homogênea. Foi encontrada baixa diversidade de espécies (H’= 1,92 e Ds = 0,26) e equabilidade (J’= 0,52), confirmando o que se espera para áreas com dossel homogêneo e baixa luminosidade. Não foi confirmada a hipótese de que a variação espacial na cobertura de dossel está relacionada com a composição florística e a estrutura do estrato herbáceo. Entretanto, a homogeneidade do dossel pode estar favorecendo a densidade de algumas espécies tolerantes ao sombreamento.
Palavras-chave: Ervas, luz, Olyra ciliatifolia.
ABSTRACT (Canopy cover and floristic composition of the herbaceous-shrub layer of a semi-deciduous seasonal forest in cerrado-amazonia transition in Mato Grosso, Brazil) - The objective was to test the hypothesis that spatial variations in canopy cover are related to floristic composition and structure of the herbaceousshurb layer in a semi-deciduous forest in the transition zone Cerrado-Amazonia. The sampling was carried out in 120 plots of 2 x 2 m. All individuals were recorded and the spatial

Relacionados