Cnpj, nire, ie

Páginas: 2 (282 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
CNPJ, NIRE, IE



NIRE é a sigla de Número de Identificação do Registro de Empresas. É um número único que comprova que a empresa existe oficialmente. O NIRE é compostopor onze dígitos, onde consta a UF (Unidade de Federação), o tipo de empresa e um dígito verificador (o 11º).

O NIRE é o registro de legalidade da empresa na JuntaComercial do Estado e poderá ser cancelado no mesmo.



CNPJ é a sigla para Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, que são as informações cadastrais de entidades quepagam impostos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. O CNPJ é um número que funciona como uma identidade das empresas, que constituem pessoa jurídica, ouseja, para fazer com que a empresa seja capaz de processar e ser processada, além de fazer contratos com outras empresas, e com o Governo.

O órgão responsável poradministrar os CNPJ é a Receita Federal do Brasil e deve se pedir cancelamento junto a um posto do mesmo.



Inscrição Estadual (IE) é o registro do contribuinte nocadastro do ICMS mantido pela Receita Estadual. Com a inscrição, o contribuinte do ICMS passa a ter o registro formal do seu negócio, junto à Receita Estadual do estado ondeestá estabelecido, podendo transacionar com bancos oficiais e solicitar créditos.

O registro é solicitado com o preenchimento da Ficha Cadastral - FC. Essa ficha deveser preenchida toda vez que o contribuinte fizer qualquer alteração cadastral. Em outros estados, as fichas de Inscrição Estadual podem possuir outro nome, como no Paraná,que se chama DUC - Documento Único de Cadastro.

Solicitar cancelamento da Inscrição Estadual no posto da Secretaria da Fazenda do Estado, onde foi feita a inscrição.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cnpj
  • Cnpj
  • CNPJ
  • cnpj
  • O que é cnpj?
  • CNPJ
  • RA IE IE
  • Como tirar o cnpj

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!