Clonagem

Páginas: 6 (1287 palavras) Publicado: 12 de maio de 2013
Clonagem

Introdução

O Reino Unido foi o primeiro país a aprovar uma lei que autoriza a clonagem de embriões de seres humanos, Proibindo, contudo, a clonagem para fins reprodutivos. A permissão para clonar embriões, segundo os defensores da nova modalidade de manipulação genética, visaria á cura de doenças degenerativas graves, como o mal de Alzheimer, e á regeneração e substituição decélulas doentes. Desde a primeira experiência de clonagem com a ovelha Dolly, em 1997, até a decisão do Parlamento Inglês, que autorizou a clonagem de embriões humanos, a ciência tem despertado sentimentos de euforia, preocupação e até mesmo de fúria.

A euforia se percebe em grande parte do meio científico. A ciência, ao mapear a genética, conseguiu o trunfo de possibilitar que doenças,geneticamente herdadas, pudessem ser evitadas, com a substituição das células degeneradas por outras sadias. A partir da clonagem de animais, o mundo assiste, como se não acreditasse, ao grande passo para a reprodução humana clonada. Porém, ao lado da euforia, percebe-se, mesmo dentre os cientistas, a preocupação quanto á rápida utilização dos embriões humanos, sem uma pesquisa mais profunda da nova espéciede manipulação. Outros pensadores e filósofos invocam a bioética para discutir os efeitos éticos resultantes da clonagem humana: O clone é um ser com identidade própria? É portador de direitos e tem uma personalidade capaz de ser individualizado como ser humano na sociedade? A fúria advém de grupos religiosos e conservadores que encaram a clonagem humana como a destruição da vida e a inversão davida de valores espirituais e religiosos.





O termo clone é aplicado em várias áreas, não sendo por isso uma exclusividade das ciências biológicas. No caso da Informática, os Pc´s são considerados clones de IBM. No caso das ciências Biológicas, a idéia básica da clonagem pressupõe a produção de organismos que Cópias de outros pré-existentes, ou seja, conjunto de indivíduos geneticamenteiguais entre si.

O Termo Clone, como substantivo, surge oficialmente em 1903, designando o que desde há muito se fazia, grupos de plantas exatamente iguais no seu patrimônio genético uma luz que se reproduzem por cortes de partes e por implantes e não por sementes. Desde essa altura que o termo serviu, durante décadas, de tema á literatura e ao cinema em 1938, a técnica da clonagem em animaisdeu os seus primeiros passos com as experiências desenvolvidas pro Hans Spemam.

Robert Brigges de Thomas Jeking conseguiram em 1952 utilizar estas experiências em girinos e, em meados da década de 60, a clonagem de girinos e de lórios espécies de anfíbios era futa com elevados todos de sucesso nascem, atualmente, no mundo intero cópias de bovinos + Suinos e coelhos originados por embriões detransferência nuclear. Em 1993, chegou-se a noticiar a clonagem de embriões humanos, mas a noticia não era verdadeira, mas se a clonagem de animais é uma técnica utilizada há várias décadas, e a clonagem de mamíferos há mais de uma, porque razão, Dolly, uma ovelha recém-nascida por clonagem em 1997, ocupou a primeira pagina de jornais em todo mundo?

No entanto, Dolly foi clonada por um métodoligeiramente inovador: em vez de utilizarem células embrionárias como doadoras de núcleos, foram utilizadas células da glândula mamária de um organismo adulto. O restante do procedimento técnico foi identificado ao utilizada há vários anos.

Em que Consiste a Técnica:

A técnica de transferência nuclear, em que e assenta todo o processo da clonagem envolve várias etapas:

A. Do Oócito sãoretirados os cromossomos, sendo, o processo mais comum, a aspiração de cromossomos por micro manipulação;

B. As Células do individuo que se pretende Copiar são colocados em cultura, onde se vão desenvolver debaixo das condições das condições especiais. Deste modo o número de células pode aumentar e é também possível fazer modificações genéticas e selecionar as células que as modificações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • clonagem
  • clonagem
  • Clonagem
  • clonagem
  • Clonagem
  • clonagem
  • Clonagem
  • Clonagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!