clonagem

Páginas: 9 (2047 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2014
O UNIVERSO DA CLONAGEM



O UNIVERSO DA CLONAGEM
Trabalho, do componente curricular Biologia, a fim de explicar as principais características e definições do universo da Clonagem.

SÃO PAULO
2014
Sumário1.Introdução.........................................................................................................11.2.Definição da Clonagem.................................................................................2 2.Processo da Clonagem.....................................................................................3 2.1.Clonagem Reprodutiva..................................................................................4 2.2.ClonagemTerapêutica...................................................................................5 2.3.Clonagem Natural..........................................................................................6 2.4.Clonagem Vegetal.........................................................................................7 3.Bioética.............................................................................................................83.1.Impactos Sociais............................................................................................8 4.Histórico do Assunto...................................................................................... 9 4.1.Curiosidades................................................................................................135.Conclusão.......................................................................................................14 6.Referencia Bibliográfica..................................................................................15

1.Introdução
Esse trabalho de abordará a clonagem, mostrará a história, seu início, seu processo. 
 E como assunto muito abordado, iremos mais afundo a fim de aprimorar os conhecimentos e até desmitificar alguns conceitosque muitos tem que são criados pela ficção. 

1.2.Definição de Clonagem 
O termo clone foi criado inicialmente com o estudo de vegetais, pelo bonitânico norte-americano Herbert John Webber (27 de Dezembro de 1865 – 18 de Janeiro de 1946) em 1903, enquanto ele estudava no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Segundo os conhecimentos de Webber, a palavra clone vem da palavra gregaKlón (que significa Broto vegetal). 
Clonagem é uma forma de reprodução assexuada, um processo no qual podemos reproduzir seres geneticamente iguais (animais, vegetais, humanos, microorganismos) a partir de uma célula mãe. Os clones são iguais ao seu progenitor, tem o mesmo código genético, assim tem as mesmas características como: Cor da pele, cor dos cabelos, dos olhos, etc.
2.Processo da Clonagem O processo pode parecer muito simples, porém é preciso de no mínimo 200 óvulos para ser iniciado, porque não se sabe ao certo quantas tentativas serão necessárias para se concluir esse processo.
O processo parte do óvulo doado pela genitora e daí retiram o núcleo através da micro-cirurgia. O núcleo contém 23 cromossomos (material genético da mãe, o DNA) e a outra metade no caso viria doespermatozóide, porém nesse processo não é preciso dos cromossomos do pai e muito menos da mãe.
 Em seguida, deve se pegar uma célula somática (células do corpo que formem tecidos ou órgãos do corpo, como exemplo, uma glândula mamária).
Através de um choque elétrico aplicado ao óvulo, os cientistas induzem a sua divisão, dando início à geração do embrião.
2.1.Clonagem Reprodutiva
Depois de todo oprocesso normal, em cinco dias de fecundação, o embrião agora com 200 a 250 células, forma um cisto chamado blastocisto (um embrião com 5 ou 6 dias). É nesta fase que ocorre a implantação do embrião na cavidade uterina. O blastocisto apresenta as células divididas em dois grupos: camada externa (trofoectoderma), que vai formar a placenta e o saco amniótico; e camada interna que dará origem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • clonagem
  • clonagem
  • Clonagem
  • Clonagem
  • clonagem
  • Clonagem
  • Clonagem
  • Clonagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!