clima

Páginas: 16 (3935 palavras) Publicado: 30 de maio de 2014
INSTITUTO CARBONO BRASIL
Convenção do Clima e COP
A Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) foi adotada em 9 de maio de 1992, em Nova York. O Brasil foi o primeiro país a assiná-la, em 4 de junho, durante a Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Eco - 92), no Rio de Janeiro, e a ratificou em 28 de fevereiro.

Porém apenas em21 de março de 1994, a Convenção entrou em vigor com o objetivo de estabilizar as concentrações de gases do efeito estufa a níveis que prevenissem uma interferência humana no sistema climático. 

A UNFCCC reconheceu as mudanças climáticas como um problema ambiental real e global; assumiu a interferência humana nas mudanças climáticas e a necessidade de cooperação internacional na solução daemissão de gases que contribuem com o efeito estufa num nível em que a ação humana não afete o clima ou que as mudanças ocorram lentamente, além de assegurar que a produção de alimentos e que o desenvolvimento econômico fossem sustentáveis.

“A maior conquista da Convenção, que é geral e flexível no seu caráter, foi ter reconhecido que havia um problema... É difícil fazer com que as nações do mundoconcordem com algo, tenham uma abordagem única para resolver uma dificuldade que é complicada, a qual as conseqüências não estão totalmente claras e que terão os efeitos mais severos dentro de décadas ou até mesmo séculos”, afirma a UNFCCC.

A partir de então, os 192 países signatários da Convenção do Clima, como é conhecida, passaram a se encontrar regulamente para continuar as discussões naConferência das Partes (COP). 

A COP adota decisões e resoluções que, com o tempo, se transformam em regras de implementação prática da Convenção. A COP também funciona como um momento de reuniões para as Partes do Protocolo de Quioto (CMP).

Evolução dos Debates

O interesse público em se discutir as mudanças climáticas aumentou na década de 80, com o surgimento das primeiras evidênciascientíficas que relacionavam as atividades antrópicas (causadas pela ação do homem no meio ambiente) com o aquecimento global. Nos anos 90, já era grande a pressão para se criar um tratado internacional para lidar com o tema.

Desde então, ocorreram vários avanços na área. Acompanhe a evolução dos debates:

1873 – Foi fundada a Organização Internacional de Meteorologia (IMO).

1950 – A IMO dáorigem a Organização Mundial de Meteorologia (WMO) que se torna a agência especializada das Nações Unidas para as questões climáticas, hidrologia operacional e ciências geofísicas relacionadas. Possui 188 estados membros.

1972 – Conferência de Estocolmo – primeira convenção mundial sobre meio ambiente, na Suécia. Essa conferência resultou na criação do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas(Unep, também conhecido por Pnuma), sediado em Nairóbi, no Quênia. Pela Declaração de Estocolmo, um meio ambiente sadio e equilibrado passou a ser reconhecido como um direito fundamental dos indivíduos, tanto para as gerações presentes quanto para as futuras.

1979 – A Primeira Conferência Mundial sobre o Clima reconheceu a mudança do clima como um problema grave e de interesse global e foi ummarco para a evolução científica do debate.

1988 – A Organização Meteorológica Mundial (WMO) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) criam o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climática (IPCC - Intergovernmental Pannel on Climate Change) para melhorar o entendimento científico sobre o tema através da cooperação dos países membros da ONU. (Leia mais em Painel do Clima daONU)

1990 - Sob recomendação do IPCC, a Assembléia Geral da ONU inicia as negociações para a adoção da Convenção sobre Mudanças Climáticas.

1992 – A Convenção Quadro das Nações Climáticas (UNFCCC) é adotada em 9 de maio, em Nova York. 

1994 - A Convenção é ratificada pelo Brasil em 28 de fevereiro e entra em vigor em 21 de março. 

COP-1: 1995, em Berlim, Alemanha – O mandato de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • clima
  • o clima
  • Climas
  • Clima
  • Clima
  • Climas
  • climas
  • climas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!