Clima organizaciopnal

3336 palavras 14 páginas
REVELANDO A LÓGICA DA MUDANÇA:
A Organização como Fluxo e
Transformação
O que acontece quando examinamos abaixo da superfície aparente das organizações e as consideramos como expressões de processos mais profundos de transformação e mudança?
• Ganhamos novas perspectivas sobre a natureza fundamental da mudança.
• Vemos que forças sistêmicas profundas estão prendendo as organizações ao status quo ou dirigindo sua transformação.
• Adquirimos perspectivas novas e poderosas para a intervenção, usando imagens de espirais, círculos e contradições para ajudar as organizações a mudar de um modelo de operação para outro.
As idéias exploradas neste capítulo levam-nos às novas ciências de autopoiese, caos, complexidade e paradoxo, com fortes implicações para nosso entendimento da organização e do ambiente no sentido mais amplo.
Por volta do ano 500 a.C, o filósofo grego Heráclito observou que "não se pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois outras águas estão continuamente entrando na corrente". Ele foi um dos primeiros filósofos ocidentais a abordar a idéia de que o universo está num constante estado de fluxo, incorporando tanto características de permanência como de mudança. Como ele observou, "tudo flui e nada permanece; tudo passa e nada continua fixo (...)

REVELANDO A LÓGICA DA MUDANÇA 251

Coisas frias ficam quentes, e o quente esfria; a umidade seca, o seco se torna molhado (...) É mudando que as coisas encontram repouso". Para Heráclito, os segredos do universo seriam desvendados nas tensões e conexões ocultas que ao mesmo tempo criam padrões de unidade e de mudança.
Em nossa época, David Bohm desenvolveu uma teoria que nos convida a entender o universo como um todo indivisível que flui. Como Heráclito, ele considera o processo, fluxo e mudança como fundamentais, argumentando que o estado do universo num determinado momento reflete uma realidade mais básica. Ele chama essa realidade de ordem "implícita" (ou "encoberta") em oposição à

Relacionados