CLASSIFICA O PERI DICA DOS ELEMENTOS IFCE

772 palavras 4 páginas
INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ

JOÃO GLEYDSON ALVES NASCIMENTO

CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMETOS

FORTALEZA
2014
MONTANDO A TABELA PERIÓDICA

Relaciona-se as configurações eletrônicas de todos os elementos, em sub níveis, utilizando-se o Diagrama de Pauling.

Seis elementos da lista chamam a atenção: os gases nobres hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio, que se apresentam como gases em condições ambientais (25º e 1 atm) e são quimicamente muito pouco reativos.

Cada elemento que possui número atômico igual a uma unidade superior a do gás nobre é um metal quimicamente bastante reativo. Por exemplo, reagem com água de forma explosiva (isto é uma propriedade química). Esses metais que apresentam semelhança nas propriedades químicas denominam-se metais alcalinos, sendo eles o lítio, sódio, potássio, rubídio, césio e frâncio.

Percebe-se também que todos apresentam 1 elétron na camada de valência, estando esse elétron no sub nível s.

CRITÉRIO

Reunindo os elementos em ordem crescente de seus números atômicos, adotaremos como critério para nossa classificação as semelhanças entre propriedades físicas e químicas dos elementos, relacionadas com o número de elétrons na camada de valência.

Critério utilizado na classificação. Semelhança entre propriedades físicas e químicas dos elementos (mesmo número de elétrons na camada de valencia).

PERÍODOS E FAMÍLIAS

Os elementos estão dispostos em linhas horizontais (períodos, segundo a ordem crescente dos seus números atômicos.

Nos períodos, da esquerda para a direita, os elementos estão colocados consecutivamente em ordem crescente de seus números atômicos. O aumento do Z acarreta um aumento do número de prótons (carga positiva) no núcleo e, consecutivamente, o aumento da carga nuclear.
O número do período em que um elemento se encontra corresponde ao número de camadas ocupadas por elétrons nesse elemento.

Átomos de um mesmo período possuem o mesmo número de camadas

Relacionados