Classicismo

Páginas: 3 (533 palavras) Publicado: 10 de março de 2014
O que foi o classicismo, Contexto, Origem e Características:

O Classicismo foi conseqüência do Renascimento, importante movimento de renovação científica e cultural ocorrido na Europa que marca onascimento da Idade Moderna. 
A base do Renascimento encontra-se no crescimento gradativo da burguesia comercial e das atividades econômicas entre as cidades européias, o que acabou estimulando avida urbana e as manifestações artísticas, que passaram a ser patrocinadas por ricos comerciantes (mecenato). O aperfeiçoamento da imprensa possibilitou uma maior difusão de idéias novas, contribuindopara o enriquecimento do ambiente cultural. As grandes navegações alargaram a visão de mundo do europeu, que entrou em contato com culturas diferentes. A matemática se desenvolveu, bem como o estudodas línguas, surgindo as primeiras gramáticas de língua portuguesa. 
Todo esse contexto fez nascer uma visão antropocêntrica de mundo. Ou seja, o homem é visto como centro do universo. O cristianismocontinua imperando, mas o homem renascentista já não é tão angustiado com as questões religiosas como o era o homem medieval. 
Dois movimentos religiosos que marcaram o século XVI tiveram granderepercussão social e cultural: a Reforma Protestante, liderada por Martinho Lutero (1483-1546); e a Contra-Reforma, movimento de reação da Igreja Romana 
Os artistas – pintores, escultores, arquitetos –inspiravam-se nas obras dos antigos gregos e romanos, que se transformaram em modelos. Por isso mesmo, dizia-se que a gloriosa arte antiga estava renascendo. 
Autores e Obras:

O marco inicial doClassicismo português é em 1527, quando se dá o retorno do escritor Sá de Miranda de uma viagem feita à Itália, de onde trouxe as idéias de renovação literária e as novas formas de composição poética,como o soneto. O período encerra em 1580, ano da morte de Luís Vaz de Camões e do domínio espanhol sobre Portugal. 

Classicismo Literário:

Os escritores classicistas retomaram a idéia de que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Classicismo
  • classicismo
  • Classicismo
  • Classicismo
  • Classicismo
  • classicismo
  • Classicismo
  • Classicismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!