classes gramaticais

Páginas: 3 (676 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2014
Classes gramaticais
Adjetivo -Os adjetivos são usados para dar qualidade à coisas ou pessoas, ou seja, temos por “adjetivo” toda palavra que estiver ligada a um substantivo com finalidade dedar-lhe algum tipo de atributo. Veja o exemplo:A garota é bonita. O adjetivo aqui é “bonita” que está dando qualidade ao sujeito “garota”.
Advérbio .-Os advérbios são usados para modificar outra palavra,seja ele um verbo, outro advérbio ou em casos raros um substantivo. Eles indicam as circunstâncias nas quais a ação irá ocorrer. Temos uma gama diferente de advérbios como os advérbios de tempo, modo,lugar, afirmação, negação e dúvida. Veja abaixo dois exemplo do uso de advérbios.A menina nunca vai à escola. Neste caso o advérbio é a palavra “nunca” que é um advérbio de tempo. Determina o períodoem que a ação de ir à escola acontece, neste caso nunca.Está bastante quente aqui. Aqui temos o “bastante” como advérbio de intensidade. Indica a intensidade com que o calor se apresenta.
Artigo-Osartigos aparecem antes dos substantivos e indicam a maneira como eles estão sendo empregados, se de forma definida ou indefinida, indica ainda o gênero e o número destes substantivos. Eles podemser: o, a, os, as, um, uma, uns, umas. Confira o exemplo:A garota correu. O artigo “a” indica que o substantivo “garota” está no feminino e no singular.Uns peixes fugiram. O artigo “uns” indica que osubstantivo “peixes” está no masculino e no plural, além de apresenta-lo de forma vaga, pois, não identifica de que peixes estão sendo tratados na frase.
Conjunção-As conjunções são palavras utilizadas paraligar, conectar orações ou dois termos que possuam a mesma função sintática. Podemos citar como exemplos de conjunções: pois, portanto, logo, como, mas, e, embora, todavia, porque, entretanto,quando, ora, que, quer, porém, contudo, seja, nem, conforme.
O garoto estudou, contudo não tirou boas notas. Neste caso a conjunção é o “contudo” que liga de forma adversativa as duas orações: “O garoto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Classes Gramáticais
  • Classes Gramaticais
  • Classes gramaticais
  • Classe gramatical
  • Classes gramaticais
  • classes gramaticais
  • classes gramaticais
  • classes gramaticais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!