classes gramaticais

Páginas: 15 (3687 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Introdução

A classe gramatical das palavras está dentro da morfologia, a classificação da palavra segundo a sua distribuição sintática e morfológica.
As classes gramaticais variam para cada língua. A língua inglesa é considerada tradicionalmente composta por oito classes apenas. Ainda existem classes em outras línguas que não têm paralelo no português, como o caso das posposições e dascircumposições.
Na gramática da língua portuguesa, a classificação mais tradicional divide as palavras em dez classes.
O substantivo e o verbo podem ser entendidos como classes importantes em uma frase, pois geralmente estes elementos são a base para outras relações, ou mesmo constituintes que são necessários para o entendimento básico da ideia de uma frase.
As classes artigo, numeral, pronome,adjetivo e advérbio geralmente especificam o substantivo e o verbo, são classes adjuntas. As classes preposição, conjunção, pronome, servem para ligar, relacionar outras palavras, são classes conectivas. Além destas classes, há uma que serve para expressar sentimentos: a interjeição.

Desenvolvimento

Tipos de classes gramaticais
As classes variáveis são: artigo, adjetivo, pronome, numeral,substantivo e verbo. Nas invariáveis, há: advérbio, conjunção, interjeição e preposição.
Gramática Variável
*Artigo
Artigo é a palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo empregado de maneira definida ou indefinida. Além disso, o artigo indica, ao mesmo tempo, o gênero e o número dos substantivos.
Os Artigos se classificam em:
Artigos Definidos: determinam ossubstantivos de maneira precisa: o, a, os, as.
Por exemplo:
Eu matei o animal.
Artigos Indefinidos: determinam os substantivos de maneira vaga: um, uma, uns, umas.
Por exemplo:
Eu matei um animal.
Combinação dos Artigos
É muito presente a combinação dos artigos definidos e indefinidos com preposições. Este quadro apresenta a forma assumida por essas combinações:

- As formas à e às indicam a fusãoda preposição a com o artigo definido a. Essa fusão de vogais idênticas é conhecida por crase.
- As formas pelo(s)/pela(s) resultam da combinação dos artigos definidos com a forma per, equivalente a por.
O uso apropriado dos artigos definidos e indefinidos permite não apenas evitar problemas com o gênero e o número de determinados substantivos, mas principalmente explorar detalhes designificação bastante expressivos. Em geral, informações novas, nos textos, são introduzidas por pronomes indefinidos e, posteriormente, retomadas pelos definidos. Assim, o referente determinado pelo artigo definido passa a fazer parte de um conjunto argumentativo que mantém a coesão dos textos. Além disso, a sutileza de muitas modificações de significados transmitidas pelos artigos faz com que sejamfrequentemente usados pelos escritores em seus textos literários.
*Adjetivo
Adjetivo é toda palavra que se refere a um substantivo indicando-lhe um atributo. Flexionam-se em gênero, número e grau.
Sua função gramatical pode ser comparada com a do advérbio em relação aos verbos, aos adjetivos e a outros advérbios.2
Exemplos:
A borboleta branca.
Da mesma forma que os substantivos, os adjetivoscontribuem para a organização do mundo em que vivemos. Assim, distinguimos uma fruta azeda de uma doce, por exemplo. Eles também estão ligados a nossa forma de ver o mundo: o que pode ser bom para uns pode ser mau para outros.
Locução adjetiva é a reunião de duas ou mais palavras com função de adjetivo. 3
Elas são usualmente formadas por:
uma preposição e um advérbio, Ex.: Conselho da mãe/Dor deestômago/Período da tarde;
uma preposição e um substantivo, Ex.: Conselho materno/Dor gástrica/Período vespertino.
*Pronome
Pronome é a palavra que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda, que acompanha o nome qualificando-o de alguma forma. Exemplos:
A moça era mesmo bonita. Ela morava nos meus sonhos! [substituição do nome]
A moça que morava nos meus sonhos era mesmo bonita!...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Classes Gramáticais
  • classes gramaticais
  • Classes Gramaticais
  • Classes gramaticais
  • Classe gramatical
  • Classes gramaticais
  • classes gramaticais
  • classes gramaticais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!