Cistite

Páginas: 6 (1428 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CURSO DE ENFERMAGEM

INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO (ITU): CISTITE

Disciplina: Saude do Adulto I
Professora: Eliane
Acadêmicos: Ana Clara Ruani e Nathaniel Fagundes

Passo Fundo, abril de 2013

INTRODUÇÃO

A infecção do trato urinário é umas das infecções mais comuns entre mulheres jovens sexualmente ativas, homens comobstrução prostática e idosos. O objetivo desde trabalho é discutir as particularidades da cistite, infecção esta que se da através das vias urinarias inferiores, enfatizando as causas, manifestações, diagnóstico, tratamento, complicações e os cuidados da equipe de enfermagem.


INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO

CONCEITO DE (ITU):

Infecção do Trato Urinário (ITU) é definida como a invasão demicroorganismos, geralmente bactérias, para as vias urinárias, desde a bexiga até os rins, incluindo a próstata. De acordo com o segmento afetado, pode ser dividida em duas categorias anatômicas: infecção das vias urinárias inferiores (uretrite, cistite e prostatite), e infecção da vias urinárias superiores: (pielonefrite e abscessos infrarenais e perifréticos.

CISTITE:A cistite é uma infecçãodo trato urinário ou na bexiga que afeta mais mulheres sexualmente ativas na faixa etária de 20 a 50 anos, mas pode afetar ambos os sexos.Ela ocorre, geralmente, quando o trato urinário (uretra e a bexiga), é colonizado por bactérias, tornando-se irritado e inflamado. As mulheres têm mais propensão de desenvolver esta infecção devido à sua uretra ser menor do que a do sexo masculino (femininacerca de 4 centímetros aproximadamente, e em homens 13 centímetros) e, assim, as bactérias fazem uma distância mais curta a partir da pele, facilitando a entrada da bactéria na bexiga; outro fator é a pequena distância entra a uretra e o ânus.

CAUSAS: A etiologia da ITU apresenta variações com o sexo, idade, estado geral, uso prévio de antibióticos e aquisição dentro ou fora do ambientehospitalar. A maioria das infecções é causada por aeróbios facultativos, que em geral originam-se da flora intestinal, (germes e bactérias que entram pela uretra e chegam até a bexiga). A Escherichia Coli é o agente mais frequente, sendo responsável por 80 a 85% das infecções urinárias comunitárias. O Staphylococossaprophyticus é o segundo agente mais comum da infecção em mulheres jovens, nãohospitalizadas, podendo estar presente em até 15% dos casos.
As infecções adquiridas em hospitais frequentemente envolvem patógenos mais resistentes (Pseudomonasaeruginosa, Serratiamarcescens) e requerem terapia com agentes antimicrobianos parenterais.Outros agentes, como fungos, leveduras e vírus, também podem causar infecções urinárias. Nesses casos, a infecção faz parte de um quadro normalmente mais grave,como imunodeficiências, manipulação do trato geniturinário e internação hospitalar prolongada.

MANIFESTAÇÕES CLINICAS: A principal manifestação da cistite costuma corresponder a uma necessidade frequente de urinar, que se traduz por micções escassas e frequentes (polaquiúria), devido a inflamação das paredes vesicais, o que desencadeia o desejo de urinar mesmo quando a bexiga não se encontracompletamente cheia. Em alguns casos, há a sensação de não ter esvaziado completamente a bexiga após a micção ou, como acontece com as crianças e idosos, é a própria irritação dos receptores nervosos da mucosa vesical que desencadeia a micção de forma automática, com a consequente incontinência urinária. Normalmente, a micção é acompanhada por ardor ou sensação de queimadura e, por vezes, oincômodo converte-se em dor (em alguns casos, intensa), o que dificulta o ato da micção (disúria).
A urina emitida costuma ser turva, devido a presença de restos de microorganismos e células imunitárias, e apresenta ocasionalmente um odor muito intenso ou desagradável. Por vezes, a urina apresenta sangue (hemaniria) devido a ruptura dos vasos sanguíneos superficiais da mucosa vesical, cujas paredes se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CISTITES
  • cistite
  • Cistite
  • Cistite
  • Cistite
  • Cístite
  • Cistite
  • Cistite na gestação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!