Cirurgia bariátrica

Páginas: 8 (1918 palavras) Publicado: 10 de março de 2013
Introdução.


Uma pessoa que procura a cirurgia bariátrica tem como objetivo se sentir melhor fisicamente ou esteticamente, podendo também proporcionar uma qualidade de vida já perdida a tempo. Mas ao fazer essa escolha, podemos ter como riscos a falência do paciente, problemas de saúde ou a volta do sobre peso.

O que é isso, quais são os tipos e como funcionam.

Em alguns casosmais graves a perda de peso já não é possível apenas com a vontade do paciente, esses casos se tratam de pessoas que são obesas mórbidas que apresentam o IMC acima de 40kg/m², que para perder peso recorrem a cirurgias bariátricas que reduzem o tamanho do estômago. Existem varias tipos de cirurgias bariátricas, elas se resumem em três tipos de técnicas básicas de tratamento cirúrgico, estas são, astécnicas restritivas, disabsortivas e mistas.
As técnicas restritivas limitam o tamanho do alimento sólido ingerido pelo paciente, porém alimentos líquidos podem ser ingeridos na mesma quantidade que eram antes da cirurgia e se forem muito calóricos a perda de peso da paciente será menor. São técnicas de fácil realização, que apresentam menor risco de vida ao paciente, no entanto, a perda depeso alcançada é menor do que nas outras técnicas, chega a ser entre 20 a 30% do seu peso antes da cirurgia. As cirurgias restritivas mais conhecidas são:
● Balão Intragástrico: É utilizado uma prótese de silicone na forma de um balão, que é colocado por endoscopia. O balão quando colocado está vazio e insuflado com soro fisiológico e corante, pois caso ele rompa a pessoa começa a urinar nacor do corante, assim provocando uma sensação de saciedade para o paciente quando ingerido pequenas quantidades de alimentos. O tratamento é temporário e o balão deve ser retirado ou trocado em seis meses.
● Gastroplastia Vertical Restritiva de Manson: Consiste em grampear o estômago, criando um pequeno tubo que recebe o alimento assim quando ingerida pequenas quantidades de comida játemos a sensação de estar saciado está sensação ocorre até a antecâmara gástrica se esvaziar completamente, porém se o paciente tomar líquidos muito calóricos e em grande quantidade seu perda peso será menor.
● Banda Gástrica Ajustável por Laparoscopia: Consiste em uma prótese de silicone que tem um balão insuflável por dentro. Quando o balão é insuflado ou desinsuflado, aperta mais ou menos oestômago de uma maneira que se pode controlar a quantidade de comida que da a saciedade ao paciente, esta cirurgia é muito conhecida por ter a sociedade precoce. Ela tem os mesmos princípios da cirurgia de Manson, só que não é necessário abrir o abdômen já que é feita por laparoscopia.
As técnicas disabsortivas, diferente das restritivas, deixam o paciente com maior liberdade de comer umamaior quantidade de alimentos, já que não há uma grande diminuição do estômago. É feito um grande desvio do alimento, que vai para o intestino grosso. Não são as operações de primeira escolha já que tem uma necessidade de controle rígido quanto a distúrbios metabólicos, de elementos minerais e vitaminas. Com essa técnica a perda de peso é muito grande, chega a 50% do seu peso antes da cirurgia.Todas as cirurgias dessa técnica têm riscos e complicações a curto e longo prazo. As cirurgias disabsortivas mais conhecidas são:
● Cirurgia de Payne: Esta é uma cirurgia que não é mexido no tamanho do estômago, porém é feito um grande desvio intestinal, sendo assim o paciente não fica restrito ao que comer, fazendo ele ir ao banheiro inúmeras assim emagrecendo. Como a absorção dos alimentosfica comprometida, esta cirurgia pode levar a distúrbios nutricionais acentuados, ela é apenas feita com critérios rigorosos.
● Cirurgia de Scopinaro: Nesta cirurgia além do grande desvio intestinal também é retirado 50% da capacidade do estômago, desta forma o paciente come um volume menor e já está satisfeito. O objetivo, como a Payne, é a má absorção de alguns alimentos sendo assim...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cirurgia Bariátrica
  • Cirurgia Bariatrica
  • Cirurgia bariatrica
  • Cirurgias Bariatricas
  • cirurgia bariátrica
  • Cirurgia bariatrica
  • Cirurgia bariátrica
  • Cirurgia Bariatrica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!