Circulo croma 8ano 2 bim

918 palavras 4 páginas
CÍRCULO CROMÁTICO –
Cores complementares e cores análogas

O círculo cromático mostra as cores e como estão classificadas. Neste círculo, por exemplo, podemos ver no centro as três cores primárias e, ao lado de cada de cada duas cores, a cor secundária resultante da soma de duas primárias. Podemos também perceber no círculo cromático a divisão entre as cores quentes e as cores frias.

As cores que ficam ao redor desse círculo são as cores terciárias, são cores resultantes de uma secundária, com um percentual maior de uma primária. Como por exemplo, o verde azulado, onde a presença do azul é maior que a do amarelo.

CORES COMPLEMENTARES As cores complementares são as cores opostas no círculo cromático. Elas são chamadas complementares porque temos uma cor secundária que completa uma primária, formando as três cores primárias.

O roxo é o complementar do amarelo, porque nele temos a presença do vermelho e do azul, as duas cores primárias restantes que completam o amarelo.

O laranja é o complementar do azul, porque nele temos a presença do vermelho e do amarelo, as duas cores primárias restantes que completam o azul. O verde é o complementar do vermelho, porque nele temos a presença do azul e do amarelo, as duas cores primárias restantes que completam o vermelho.

CORES ANÁLOGAS As cores análogas são as cores vizinhas no círculo cromático. Observe o círculo cromático: cada duas cores vizinhas são chamadas de cores análogas.

CORES COMPLEMENTARES

EXPRESSÃO MUSICAL – início da manifestação musical no Brasil

No início da colonização do Brasil pelos portugueses, os padres e algumas irmandades faziam música mediante acordos feitos com as igrejas. Os outros – indígenas ou de origem européia – aprendiam órgão, violino, violoncelo, viola, trompa, clarinete e baixo. Os chefes das orquestras - os regentes – eram muito bem pagos e tinham muitas responsabilidades. A influência musical vinha de Portugal – cravo, violino. O

Relacionados