circuitos digitais

Páginas: 6 (1479 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Universidade Estadual de Maringa – UEM




Nome: Thiago de Oliveira Lavezzo RA: 84753
Nome: Raphael Augusto Granado Vieira RA: 78972
Nome:
Nome:





Projeto Memória Semicondutora de 3 bits e Relógio Digital














29/05/2014
Sumário
1. Introdução 3
2. Desenvolvimento 3
2.1. Projeto Semicondutor3 bits 3
2.1.1. Componentes 5
2.1.2. Memória Semicondutora 8
2.2. Relógio Digital 9
2.2.1. Componentes 16
2.2.2. Relógio Digital 19
3. Conclusão 20



























1. Introdução
O presente trabalho apresentara sobre o projeto de uma Memoria Semicondutora de 3 bits e um Relógio Digital, mostrando seus componentes, características e comportamento dosmesmos. Uma memória, em linhas gerais, é um circuito que permite o armazenamento de um ou mais bits por tempo permanente ou temporário. Ou seja, são dispositivos que admitem o armazenamento de dados. Um relógio digital utiliza a ideia de contadores síncronos que são circuitos sequenciais capazes de executar contagens binárias de forma aleatória, pois possuem um circuito combinacional externo. Essase demais estruturas serão explicadas com mais detalhes nos próximos tópicos.

2. Desenvolvimento
Serão apresentados o Semicondutor de 3 bits e Relógio Digital com seus seguintes comportamentos e componentes.

2.1. Projeto Semicondutor 3 bits
Para a elaboração de uma memória semicondutora que lê e escreve duas palavras de 3 bits foram utilizados flip-flops tipo D para cada um dos bits, ouseja, três deles para a primeira palavra e mais três para a segunda, totalizando seis flip-flops tipo D com a função de receber os dados e os armazená-los.
Já para a seleção entre essas palavras, foi utilizada uma chave de controle A0, funcionando como um decodificador de endereços, onde a seleção deve ser feita tanto para a leitura quanto para a escrita. Como ambas as palavras possuem uma únicasaída final, representado por LEDs, para cada um dos bits, a saída de cada flip-flop também é ligada ao controle A0 com uma porta AND. Com isso, apenas uma palavra funcionará por vez. Tais portas são ligadas a portas ORs em cada respectivo bit da primeira palavra com a segunda, como é mostrado na figura parcial do circuito abaixo:

Figura 1: Decodificador de Endereços e Unidade de ArmazenamentoOutras linhas de entradas também utilizadas foram: Chip Select (CS) que é necessário tanto para a leitura dos dados, quanto para a escrita, habilita a pastilha, o controle RD que distingui a leitura da escrita, e o controle OE para habilitar a saída. Além dos controles para selecionar as palavras a serem lidas/escritas (I0, I1, I2) e suas respectivas saídas: D0, D1, D2.
Para habilitar a escrita,inicialmente, é necessário que a unidade de armazenamento, a qual é formada pelos flip-flops tipo D, receba uma leitura de dados. Assim, o chip select deve ser habilitado (valor 1) e RD deve estar em 0, por isso foram unidos por uma porta AND, que por sua vez se liga ao controle A0 com uma outra AND, selecionando corretamente a unidade de armazenamento.
Quando RD é colocado no valor 1, juntamentecom OE e permanecendo com o chip select ativado, que estão ligados a uma porta AND de 3 entradas, habilitamos a saída. Sendo assim, para que as saídas D0, D1 e D2 funcionem somente em tal condição, foram ligados buffers em cada um dos LEDs. O resultado final está representado na figura:

Figura 2: Memória Semicondutora de 3 bits


2.1.1. Componentes
A Memoria Semicondutora utiliza osseguintes componentes (código VHDL):

Porta Not:

Figura 3: Código VHDL de porta not_1




Porta And com 2 entradas:

Figura 4: Código VHDL de porta and_2

Porta Or com 2 entradas:

Figura 5: Código VHDL de porta or_2

Porta And com 3 entradas:

Figura 6: Codigo VHDl de porta and_3



Flip Flop tipo D:

Figura 7: Codigo VHDL de flip flop tipo d

Tristase:

Figura 8:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • circuitos digitais
  • Circuitos digitais
  • Circuitos digitais
  • circuitos digitais
  • Circuitos Digitais
  • Circuitos digitais
  • Circuitos Digitais
  • circuitos digitais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!