CINGAPURA

Páginas: 7 (1536 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2014
Sumário

Introdução-------------------------------------------------------------------------------------------------4
Obsessão em inovação-----------------------------------------------------------------------------------5
Economia de Cingapura--------------------------------------------------------------------------------5
Inovação em ação no lesteasiático--------------------------------------------------------------------7
Modelo de desenvolvimento sustentável-------------------------------------------------------------7
Conclusão--------------------------------------------------------------------------------------------------9
Bibliografia------------------------------------------------------------------------------------------------9














IntroduçãoInovação e empresas são centrais para o desenvolvimento e o crescimento de economias emergentes, e ainda assim suas contribuições são, normalmente, consideradas em termos de políticas e instituições nacionais mais adequadas, ou de regulação de comércio internacional.
Questões macroeconômicas são importantes, e sistemas nacionais de inovação, incluindo políticas formais, instituições e governançapodem ter influência profunda no grau e nos rumos da inovação e das empresas em um país ou região, mas também é fundamental considerar uma perspectiva mais micro, em especial a inovação por parte de empresas e o empreendedorismo dos indivíduos.
A maioria das economias emergentes enfrentam desafios similares, mas partem de pontos históricos, geográficos e políticos muito diferentes. Comoresultado, o potencial de cada nação é muito diferente e, provavelmente, as trajetórias de inovação e desenvolvimento serão diferentes em casa caso.
Neste relatório, colocaremos em destaque uma economia que está cada vez mais ganhando destaque no cenário mundial, sendo considerada modelo de gestão macroeconômica: Cingapura.










Obsessão em inovação
A impressão dos visitantes quechegam a Cingapura costuma ser de perplexidade. Arranha-céus modernos, largas avenidas, parque industrial grandioso, um dos portos mais movimentados e estratégicos do mundo, um dos maiores centros financeiros globais. Sim, nessa cidade-estado asiática rica, cosmopolita e inovadora, praticamente tudo é superlativo. Para o governo local, no entanto, isso não basta. Buscar sempre o novo é uma obsessão. E,tratando-se de iniciativas ligadas à sustentabilidade, Cingapura é um exemplo para diversas metrópoles mundo afora.
Economia de Cingapura nos últimos anos
Com uma economia pujante, níveis de industrialização elevados, além de índices socioeconômicos fora da curva, Cingapura ganhou notoriedade mundial no início da década de 1980, quando passou a apresentar expressivas taxas anuais decrescimento do Produto Interno Bruto (PIB) graças a um ousado plano de reformas sociais e econômicas que gerou empregos e atraiu empresas e investimentos de todo o mundo. Desde então, o aumento médio anual de seu PIB é de 6,32%, segundo dados do Fundo Monetário Internacional. A cidade-estado também se destaca na atração de investimento estrangeiro direto (IED) por ter uma das mais baixas taxações do mundo.Em 2010, atraiu US$ 39 bilhões em IED, posicionando-se entre os 10 países que mais receberam recursos no ano, de acordo com a United Nations Conference on Trade and Development (Unctad), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU).
Membro do grupo de nações conhecido como Tigres Asiáticos, ao lado de Taiwan, Hong Kong e Coreia do Sul, a pequena cidade-estado insular baseia sua economia emtrês pilares – indústria de transformação, serviços financeiros e atividades portuárias –, os quais incluem segmentos complementares como construção naval, seguros e arbitragem jurídica internacional, entre outros. Não é exagero dizer que Cingapura se desenvolveu ao redor da atividade portuária. Se, desde a Antiguidade, o porto local já tinha um papel importante para o Sudeste Asiático, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cingapura
  • Cingapura
  • CINGAPURA
  • Cingapura
  • Cingapura
  • PORTO DE CINGAPURA
  • Economia da CIngapura
  • Urbanismo de Cingapura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!