cinetica

Páginas: 2 (286 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Resumo:
Com a finalidade de estudo dos conceitos do Princípio de Conservação de Energia, o ensaio experimental sugere a verificação da presença ou ausência de conservação da energia de umsistema elaborado através da movimentação de um projétil – esfera metálica – sobre uma rampa de lançamento, conferindo ao ensaio experimental potencialidades distintas de energia, como – energiacinética e potencial gravitacional. Elenca-se também conhecimento conceitual de Movimento em Duas ou Três Dimensões, relacionando os dadoscoletados experimentalmente com o estudo das componentes davelocidade em um eixo de coordenadas.





























Introdução:

Aceleração da gravidade e velocidade
Ao deixarmos cair objetos de diferentesmassas, algumas vezes observamos que estes caem com velocidades diferentes, como por exemplo uma folha de papel e uma pedra. Essa diferença de velocidade dá-se apenas devido ao atrito do ar, queexercesse efeito retardador em todo corpo, porém esse atrito exerce maior influência sobre alguns corpos, (nesse caso a folha de papel) e é desprezível para outros corpos mais pesados. Porém seconsiderarmos o movimento resultante apenas da aceleração da gravidade e desprezarmos o atrito do ar, os corpos cairão com velocidades iguais, e com a mesma aceleração.
Neste experimento iremoscalcular a velocidade do objeto em queda livre e também sua aceleração.








Energias
Quando um objeto cai em queda livre, de uma altura h, partindo do repo
uso, sua energiapotencialdepende da massa do corpo, da altura até o ponto que consideramos como final (h), e da aceleração da gravidade, como mostra a equação 6. A energia potencial quando o corpo se movimenta,vaidiminuindo, e essa aparecerá em outras formas de energia, como energia cinética, ruído, calor, etc. A energia cinética depende exclusivamente da massa do corpo em queda e de sua velocidade, como......
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cinetica
  • cinetica
  • cinetica
  • Cinética
  • Cinetica
  • Cinetica
  • Cinética
  • cinética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!