Cinemática

Páginas: 10 (2493 palavras) Publicado: 26 de agosto de 2012
[pic]

Estudante:_______________________________________________________
Curso Técnico em Eletromecânica
Professor: Antônio F. C. Arapiraca

Introdução à CINEMÁTICA

Antes de definirmos cinemática, vamos definir mecânica:


A mecânica tem por finalidade o estudo dos movimentos e das condições de equilíbrio dos corpos. A Mecânica interessa-se pelos movimentos de sólidos, líquidos egases. Nesta etapa do curso daremos atenção especial à Cinemática.

A Cinemática é a parte da Mecânica que estuda o movimento dos corpos sem se preocupar com suas causas.



1 - Definições preliminares: Um corpo está em movimento quando a sua posição varia com o tempo. De um modo geral, dá-se o nome de móvel a qualquer corpo em movimento.

Partícula: é qualquer corpo cujasdimensões geométricas sejam desprezíveis em face da sua trajetória, isto é, da linha que ela descreve no espaço. Em seu movimento em torno do Sol, a Terra é uma partícula. Em problemas de física a partícula muitas vezes é chamada de ponto material.

Referencial: Para definir a posição de uma partícula, precisamos de um sistema de referência, ou, como também se diz de maneira mais cômoda, de umreferencial. O referencial pode ser a Terra, o Sol, um corpo, um sistema de eixos, etc.
Se a posição da partícula permanecer invariável em relação ao referencial usado, dizemos que ela está em repouso. Se variar com o tempo, dizemos que ela está em movimento. É claro que o repouso e o movimento citados são relativos ao referencial usado.
Por exemplo - Quando você viaja de ônibus, a sua posiçãoem relação à estrada varia com o tempo. Então você está em movimento em relação à estrada. Mas sua posição em relação ao motorista não se modifica. Então você está em repouso em relação ao motorista.

Espaço e Deslocamento: Um corpo é dito em movimento em relação a um certo referencial quando sua posição varia para este referencial. Variando o local onde se encontra, o corpo descreve uma curvano espaço que é denominada trajetória. Orientando-se a trajetória e escolhendo-se um ponto que sirva como origem para marcarmos (medirmos) distâncias, podemos definir a posição do corpo na trajetória pela distância à origem, acompanhada por um sinal que se relaciona com o sentido escolhido. Acompanhe o exemplo:

SA = + 10 m
SB = - 14 m


Este número (+10 m ou -14 m) é chamado ESPAÇO - noteque o sinal do espaço não depende do sentido do movimento do corpo. Ele está relacionado com o sentido da trajetória e evidentemente, com a posição que o corpo ocupa na trajetória.
Quando o móvel (corpo em movimento) muda de posição ele sofre um deslocamento escalar, definido como a diferença entre os espaços final e inicial no intervalo de tempo considerado para a variação da posição. Noexemplo dado, se o móvel fosse do ponto A ao ponto B ele sofreria um deslocamento escalar dado por:

Δs = SB - SA ⇒ Δs = - 14 - (+10) ⇒ Δs = - 24 m

Se ele fosse de B para A seu deslocamento escalar seria de +24 m. Repare que Δs tem um sinal que relaciona com o sentido do movimento do corpo, se considerarmos apenas os pontos inicial e final.

Responda: Se a distância entredois corpos não variar, logicamente eles estão em repouso um em relação ao outro?

A resposta é não! Você não pode afirmar que um está em repouso em relação ao outro, pois se um estiver girando em torno do outro em uma trajetória circular, a distância entre eles não irá alterar porém, suas posições relativas irão se alterar.

Obs. Existe uma diferença entre deslocamento e deslocamento escalar.O deslocamento é a distância entre a posição final e a posição inicial, mas em linha reta. Chamamos isto também de deslocamento vetorial. Já no deslocamento escalar, esta distância é medida sobre a trajetória. Vejamos um exemplo:

A seguir você tem um esquema do movimento de um móvel (figura 1). Ele sai de A indo até B e de B ele prossegue até C. Determine:

a) o deslocamento escalar;
b) o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cinemática
  • Cinematica
  • cinematica
  • cinematica
  • Cinemática
  • cinematicas
  • cinemática
  • cinematica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!