Cinco coisas que você deve saber antes de começar

Páginas: 9 (2177 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2012
Cinco coisas que você deve saber antes de começar



Aprender HTML (HyperText Markup Language) e CSS (Cascading Style Sheets)

Seus sites vão ficar mais leves, sem os códigos desnecessários dos programas de edição. Além disso, você terá muito mais facilidade para programar dominando as tags do HTML, e será muito mais fácil entender como funcionam as novas tecnologias, como XHTML, XML e,mais recentemente, HTML 5.

Investir em um domínio próprio e numa hospedagem paga

Além de evitar propagandas desagradáveis, que tiram seu layout do lugar e podem até trazer malwares para o computador do usuário, os hosts pagos oferecem muito mais ferramentas para melhorar seu site. Além disso, um domínio próprio mostra muito mais profissionalismo (ver mais no tópico sobre portfólio).

Aprenderteoria das cores, usabilidade e tipografia

O básico do básico. Assim você garante que seus sites vão ser visualmente agradáveis, a navegação será mais fácil para o usuário e a leitura dos textos não ficará cansativa.

Cuidar da acessibilidade

Não é o usuário que tem que adaptar seu computador ao seu site, e sim o contrário. Portanto, esqueça o "este site é melhor visualizado em 800x600" eprepare seus sites para todos os tipos de usuários, resoluções, navegadores e, de preferência, dispositivos possíveis.

Estudar, estudar, estudar

Não é porque você concluiu aquele super curso de web design que está livre da aprendizagem. A Web está em constante mudança, por isso procure conhecer todas as novas tecnologias, ferramentas e conceitos que surgem a cada dia. Não se aprofundesomente nas que você mais gosta: procure ter uma noção geral de cada uma delas, porque você nunca sabe quando pode surgir um trabalho que precise justamente daquilo que você não domina.
Todo esse conhecimento está cada vez ao seu alcance. Pra começar, use o Google, o melhor lugar para encontrar dicas e tutoriais. Apenas lembre-se de que aprendendo inglês, suas chances de encontrar o que procura sãoinfinitamente maiores.


Montando seu portfólio

Seu portfólio é a reunião de todos os seus trabalhos, uma vitrine da sua capacidade e imaginação, e principalmente a primeira impressão sobre seu profissionalismo. Por isso, você precisa tomar muito cuidado com os pequenos detalhes, pra não manchar a sua imagem logo de cara:
Se você quer mesmo investir na carreira, considere mesmo apossibilidade de adquirir um domínio  .com.br, .com ou .net, além de um bom plano de hospedagem. Endereços como o .cjb.net mostram falta de profissionalismo - "se este trabalho não vale o investimento de um endereço pago, por que devo contratá-lo?". Além do mais, hosts gratuitos ficam fora do ar muito mais tempo do que deveriam - e se o seu portfólio não abrir, existem outros na fila esperando pelo seu lugar.Cuidado com o português. Chega a ser desnecessário dizer isso, mas revise seu texto, peça para um amigo ler e procurar pelos erros que você possa ter deixado passar, ou mesmo use um editor como o Microsoft Word para corrigir a grafia das palavras. Nada, nada queima mais o seu filme do que um erro grave.
Nem pense em começar sem nenhum trabalho pra mostrar. Vá para o computador e crie um sitesobre algum assunto que você gosta - exercite toda a sua capacidade, abuse das novas ferramentas, teste novos conceitos. É o momento em que você está livre, sem depender da opinião de quem está te pagando pra trabalhar, e mostrando tudo o que você é capaz de fazer. Nada mais amador do que encontrar num portfólio uma mensagem "em breve: meus trabalhos".
E se você ainda não tem muito trabalho paramostrar, nem pense em fazer volume enchendo seu site de textos. Ninguém tem paciência para ler, e o cliente não está preocupado com a sua metodologia de trabalho ou com aquele trecho da sua apostila do cursinho que diz que "a Internet é um mercado em expansão bla bla bla". E nunca, jamais, sob hipótese alguma diga que seu preço é mais baixo, por qualquer razão que passe pela sua cabeça. Isso soa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 10 TEMAS QUE VOCE DEVE SABER
  • 50 Coisas que um homem deve saber
  • Coisas Que Todo Crist O Deve Saber
  • 30 coisas q voce deve fazer
  • Uma ou duas coisas que todo professor deve saber
  • 30 COISAS QUE VOCÊ DEVE PARAR DE FAZER A SI MESMO
  • 10 coisas que você precisa saber sobre a Osteoporose
  • Coisas que você precisa saber do Justin Drew Bieber

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!