Cincidelideos

506 palavras 3 páginas
Besouro Tigre :Cicindela campestris
CLASSIFICAÇÃO TAXONÔMICA
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
ORDEM: Coleópteros.
FAMÍLIA: Cicindelídeos
GÉNERO E ESPÉCIE; Cicindela campestris

Como e onde vivem? No chão arenoso e batido de sol, o bichinho é uma pinta colorida e fulgurante, que vai correndo veloz. Faz paradas e arrancadas bruscas, levanta voo inesperadamente, num disparo veloz e desenvolto, mas nunca desce além de poucos metros de distância. O que é surpreendente nesse predador tão feroz é seu tamanho: a cicindela adulta não passa dos 12-15 milímetros de comprimento.

O besouro-tigre adulto é um inseto feroz e, como a larva, possui um par de mandíbulas entrecruzadas que tem a forma de foice. Ele voa rapidamente e se alimenta de outros insetos, voadores ou não. É ativo somente em climas quentes, não podendo permanecer em temperaturas frias. As 1400 espécies são encontradas no mundo todo, exceto nas regiões frias. Entre estas espécies estão o besouro-d'água, op besouro-tigre da madeira, o besouro-tigre do mar e o besouro-tigre púrpura, de seis manchas.

Como se reproduzem?
Mesmo depois da fecundação, o macho da cicindela ainda tem uma função a desempenhar, pois ajuda a fêmea na postura. Ao pôr os ovos, ela precisa introduzir o abdome no solo, a fim de protegê-los e facilitar os primeiros dias às larvas que nascerão.
Tudo indica que a cicindela precisa de luz e calor para sua atividade. Mesmo durante o verão, se alguma nuvem escura encobrir o sol, o bicho imediatamente se torna muito menos enérgico e ativo.

As larvas das cicindelas, de corpo esbranquiçado, cabeça grande, mandíbulas fortes e dorso encurvado, vivem em buracos cilíndricos e profundos onde capturam as presas que se aventuram junto da entrada. A larva do besouro-tigre fica alojada esperando por sua presa, bloqueia a entrada com a sua cabeça grande e espera por insetos descuidados. Quando a formiga, por exemplo, cai dentro do buraco, a

Relacionados