Cin tica das rea es qu micas

Páginas: 3 (682 palavras) Publicado: 18 de junho de 2015

1) Resumo
Observar a influência da concentração dos reagentes sobre a velocidade de uma reação.




2) Fundamentos Teóricos
Entre os principais fatores que alteram a velocidade das reações está aconcentração dos reagentes. Geralmente, um aumento na concentração dos reagentes aumenta a rapidez de uma reação, podendo ser um agente catalisador.
Bom, conforme estudamos na teoria das colisões, paraque uma reação se efetive é necessário que ocorram choques ou colisões eficazes entre os átomos dos reagentes. Assim, quando aumentamos a sua concentração haverá uma maior quantidade de moléculaspresentes no sistema em um mesmo espaço, o que acarretará em aumento nas suas colisões em um mesmo intervalo de tempo e, consequentemente, uma maior probabilidade de ocorrerem choques efetivos oueficazes, por isso é possível constatar que o aumento da concentração dos reagentes faz com que haja mais moléculas e mais colisões, aumentando a rapidez da reação.
Embora essa seja uma constatação que serepete para a maioria dos casos, é necessário fazer os cálculos experimentais para determinar a influência da concentração específica em cada reação, pois, em alguns casos, se dobrarmos a concentraçãodos reagentes a rapidez da reação também dobra, já em outros casos quadriplica e, ainda em outras reações, a velocidade permanece constante.
Além disso, em sistemas gasosos, quando se aumenta a pressãoé o mesmo que aumentar a concentração, pois haverá um menor espaço ou volume para as moléculas do que havia no sistema anterior ao aumento da pressão.





3) Objetivo
Colocarmos em prática a “teoriadas colisões”, para constatarmos que a concentração de reagentes pode alterar a velocidade da reação.










Parte experimental
Materiais e Reagentes
Materiais
Reagentes
5tubos de ensaio
Na2S2O3 (Tiossulfato de sódio)
Pipeta graduada (10 mL)
H2O (água)
Bequer
HCl
Cronômetro

Folha de papel com ponto



Procedimento Experimental
1) Foram separados 5 tubos de ensaio e em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CIN TICA QU MICA VELOCIDADE DAS REA ES QU MICAS E
  • CIN TICA QU MICA VELOCIDADE DAS REA ES QU MICAS E DETERMINA O DA ORDEM DA REA O
  • Cin Tica Qu Mica
  • CIN TICA QU MICA
  • Cin tica qu mica
  • Cin Tica Qu Mica
  • Cin Tica Qu Mica
  • Rea es Qu micas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!