Cimento Portland a denomina o convencionada mundialmente para o material usualmente conhecido na constru o civil como cimento

Páginas: 6 (1335 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO MARCÍLIO DIAS
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES


PATRIQUE BITTENCOURT BAUER




CLÍNQUER







Torres, 19 de março de 2015
CLÍNQUER

O clínquer pode ser definido como cimento numa fase básica de fabrico, a partir do qual se fabrica o cimento Portland, habitualmente com a adição de sulfato de cálcio, calcário e/ou escória siderúrgica.
O cimento é compostoprincipalmente de clínquer e de adições, sendo o clínquer o principal componente presente em todos os tipos de cimento.
Existe como mercadoria independente, transacionada mundialmente, porque não é tão sensível à humidade como o cimento Portland e, como tal, facilita a sua armazenagem, manuseio e transporte.
É um material sinterizado e peletizado, resultado da calcinação (1450 °C) da mistura do calcário (75 a80%), da argila (20 a 25%) e de componentes químicos como o silício, o alumínio e o ferro
No processo de fabricação do cimento Portland, o clínquer de cimento Portland sai do forno a cerca de 80°C, indo diretamente à moagem onde é adicionado ao gesso e imediatamente ensacado em sacos de papel kraft, podendo chegar aos depósitos de distribuição ainda quente.

CIMENTO PORTLAND

Cimento Portland é adenominação convencionada mundialmente para o material usualmente conhecido na construção civil como cimento.
O cimento Portland é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ação da água. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido à ação da água, o cimento Portland não se decompõe mais.
O cimento Portland, misturado com água e outrosmateriais de construção, tais como a areia, a pedra britada, o pó-de-pedra, a cal e outros, resulta nos concretos e nas argamassas usadas na construção de casas, edifícios, pontes, barragens etc.
As características e propriedades desses concretos e argamassas vão depender da qualidade e proporções dos materiais com que são compostos. Dentre eles, entretanto, o cimento é o mais ativo, do ponto de vistaquímico. Pode-se dizer que o cimento é o principal responsável pela transformação da mistura dos materiais componentes dos concretos e das argamassas no produto final desejado (uma laje, uma viga, um revestimento etc.).
Portanto, é de fundamental importância utilizá-lo corretamente. Para isto, é preciso conhecer bem suas características e propriedades, para poder aproveitá-las da melhor formapossível na aplicação que se tem em vista.
Há tempos havia no Brasil, praticamente, um único tipo de cimento Portland. Com a evolução dos conhecimentos técnicos sobre o assunto, foram sendo fabricados novos tipos. A maioria dos tipos de cimento Portland hoje existentes no mercado servem para o uso geral. Alguns deles, entretanto, tem certas características e propriedades que os tornam maisadequados para determinados usos, permitindo que se obtenha um concreto ou uma argamassa com a resistência e durabilidade desejadas, de forma bem econômica.

COMPOSIÇÃO DO CIMENTO PORTLAND (MATÉRIAS-PRIMAS)

Uma das melhores maneiras de conhecer as características e propriedades dos diversos tipos de cimento Portland é estudar sua composição.
O cimento Portland é composto de clínquer e de adições. Oclínquer é o principal componente e está presente em todos os tipos de cimento Portland. As adições podem variar de um tipo de cimento para outro e são principalmente elas que definem os diferentes tipos de cimento.

a) O clínquer tem como matérias-primas o calcário e a argila, ambos obtidos de jazidas em geral situadas nas proximidades das fábricas de cimento. A rocha calcária é primeiramentebritada, depois moída e em seguida misturada, em proporções adequadas, com argila moída. A mistura formada atravessa então um forno giratório de grande diâmetro e comprimento, cuja temperatura interna chega a alcançar 1450 C°. O intenso calor transforma a mistura em um novo material, denominado clínquer, que se apresenta sob a forma de pelotas. Na saída do forno o clínquer, ainda incandescente, é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Materiais V Cimento Portland FINAL
  • cimento portland
  • CIMENTO PORTLAND
  • cimento portland
  • Cimento Portland
  • cimento portland
  • cimento portland
  • cimento portland

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!