Cimematica

893 palavras 4 páginas
IX. Cinemática do movimento harmônico simples
Introdução - Para compreender e explicar os fenômenos naturais, em particular, os denominados fenômenos físicos, a Física lança mão de 'modelos', 'esquemas' e 'teorizações' não raras vezes artificiosas. A estrutura de um bom modelo, em geral, contém conceitos matemáticos. Veremos, a seguir, um modelo que se ajusta bem a uma vasta categoria de fenômenos físicos que reproduzem identicamente, suas características peculiares, a intervalos de tempos sucessivos e de extensões iguais --- são os fenômenos periódicos.
Dentre todos os fenômenos periódicos, vamos nos fixar naqueles para os quais se aplicam os conceitos de movimento, espaço, velocidade, força, energia etc. --- são os movimentos periódicos; para os quais reconhecemos também os conceitos de período (T) e freqüência (f).
Se um movimento, além de periódico, apresentar sentido de movimento regularmente invertido, ele se enquadra no modelo geral das Oscilações e será denominado movimento oscilatório ou vibratório. O mais simples deles -- e, portanto básico -- é estudado mediante uma função periódica harmônica (em seno ou cosseno) e, a partir dele pode-se estudar todos os demais movimentos oscilatórios. Esse movimento fundamental é o movimento harmônico simples (m.h.s.).
42.1. Que é uma função periódica? - Bem, agora é a vez da matemática, que nos dá a seguinte definição:

42.2. Propriedades (importante!) -

43. Lei de movimento do m.h.s. - independente da forma da trajetória S (porém previamente conhecida) é todo movimento cuja lei horária é do tipo: s = A.cos(B.t + C) ... S.C.U. onde A, B e C são parâmetros (constantes em relação ao tempo).
43.1. Movimento retilíneo harmônico simples (MRHS) - a trajetória do ponto que realiza o MHS é um segmento de reta. Esse caso particular, tradicionalmente estudado em nível médio, pode, por questão de comodidade e visualização, ser desenvolvido como projeção de um MCU sobre um diâmetro qualquer. Nesse caso, o argumento do cosseno

Relacionados

  • Revisão de física cimemática
    1836 palavras | 8 páginas
  • Plano de curso
    1432 palavras | 6 páginas
  • fifica
    3836 palavras | 16 páginas
  • Introdução A Enfermagem II
    42998 palavras | 172 páginas