cilco estral em caes

442 palavras 2 páginas
Denominamos ciclo estral o conjunto de alterações endócrinas, ovarianas, uterinas e comportamentais pelas quais a fêmea passa entre uma ovulação e a ovulação subseqüente. O ciclo estral da cadela apresenta diversas particularidades que o torna em muitos aspectos único. A maioria das espécies mostra, ao longo do período reprodutivo, sucessivos ciclos estrais, num continuo processo de desenvolvimento folicular e ovulação, que é interrompido apenas pela gestação. Já a cadela, após um período de desenvolvimento folicular e ovulação, apresenta um período de quiescência reprodutiva, o anestro obrigatório, sendo por isso designada como uma espécie monoestral (que apresenta um estro por ciclo estral). O cão é ainda uma espécie não sazonal, podendo apresentar estros em qualquer época ao longo do ano.

As cadelas entram na puberdade em média entre os 6 e 12 meses de idade, com as raças de pequeno porte começando mais cedo, e as raças de grande porte começando mais tarde. Os primeiros ciclos podem ser irregulares, até que atinjam a normalidade. Normalmente o intervalo entre os cios é de 6 meses, podendo variar de 5 a 12 meses, dependendo da espécie. O ciclo estral é dividido em 4 fases: proestro, estro, diestro e anestro.

Proestro é a fase de início do desenvolvimento folicular, e dura de 7 a 9 dias. Os folículos, que estão sob estimulação crescente das gonadotrofinas, passam a produzir cada vez mais estrógeno. O estrógeno promove uma série de mudanças no trato reprodutivo, como edemaciação de vulva e vagina, com secreção sero-sanguinolenta, que atrai os machos por causa da maior produção de ferormônios. Nesta fase a cadela ainda não aceita o macho, mas começa a ter tolerância no final da fase. Pode durar de 3 dias a 3 semanas.

Estro é a fase do ciclo estral em que a cadela aceita o macho, e não apresenta mais secreção sanguinolenta nem edema de vulva. Os folículos em maturação final diminuem a produção de estrógeno e iniciam a produção de

Relacionados