ciencias sociais

Páginas: 5 (1130 palavras) Publicado: 23 de abril de 2014
Pesquisa Social
Teoria, método e criatividade.
Este livro é dividido em duas partes, a primeira mais teórica e a segunda mais técnica. Nos trás exemplos e indagações das próprias vidas dos autores.
Cap. I: Ciência, técnica e arte: O desafio da pesquisa social.
Ciência e cientificidade
O homem sempre se preocupou com o conhecimento do seu meio real.
Muitas explicações sobre a vida e a morteforam deixadas pelos primitivos. Para essa questão a ciência entra como conclusiva.
Na sociedade ocidental a ciência é considerada um novo mito, temos problemas essenciais a serem resolvidos, como: fome, miséria, violência, e a ciência não nos apresenta propostas de melhoras.
O campo científico parece ser seguido de normas, mas existem conflitos e contradições.
Paulo de Bruyne e colaboradoresdizem que é possível reconhecermos semelhança entre os tipos de empreendimentos. Se formos objetivar as ciências naturais perderam todo o essencial dos fenômenos sociais.
Hoje as ciências sociais continuam na pauta de plausibilidade por conhecimento científico. Nada é claro em relação às ciências que ainda são pioneiras, já as ideias de espaço, tempo, de relações sujeito-objeto estão serevolucionando.
A cientificidade deve ser pensada como regulado de alta abstração e não sinônimos de modelos.
O labor científico tem duas direções:
• Elaboram suas teorias, métodos, princípios e estabelece resultados;
• Inventa, ratifica seu caminho e abandona certas vias, e se encaminha para outras privilegiadas.
A pesquisa social sempre é tateante, mas quando progredir acaba elaborando critériosmais precisos. Para as ciências sociais temos como objeto o histórico e que é essencialmente qualitativo.
Sendo assim a provisoriedade, o dinamismo e a especificidade são fundamentais nas questões sociais, resultando disso existem as crises no desenvolvimento e na década das teorias sociais.
O investigador não é único a dar sentido ao seu trabalho, mas também o meio em que ele investiga, existindoassim uma identidade entre o objeto e o sujeito
O conceito de metodologia de pesquisa.
Metodologia é o caminho do pensamento e a pratica essencialmente abordando a realidade. E a articulação entre conteúdos, pensamentos e a própria existência.
A teoria e a metodologia caminham juntas. A metodologia pode ser um conjunto de técnicas que deve deixar tudo muito claro e bem elaborado na prática.Já pesquisa é a atividade básica na construção da realidade, e é ela quem alimenta e atualiza a atividade a realidade/mundo, vinculando pensamento e ação.
As investigações iniciam por um problema, essas compõe uma teoria que por mais completa que seja nunca terá condições de explicar todos os fenômenos e processos.
A teoria é um tipo de conhecimento, no qual nos baseamos para análises econceitos. As declarações afirmativas sobre fenômenos ou processos são chamadas de proposições.
Os conceitos têm suas funções, e são classificadas em cognitivas, pragmáticas e comunicativas.
A pesquisa qualitativa
Relacionando a pesquisa qualitativa estão às questões particulares, preocupam-se com o social e trabalham com vários significados.
Temos então o qualitativo-quantitativo que tem umadiferença por natureza, o quantitativo tem uma visão por estatísticas nas áreas: visível, ecológica, morfológica e concreta. Já o qualitativo observa os significados e valores das ações humanas.
O positivismo é a utilização de termos tipo matemático para compreender a realidade.
O ciclo da pesquisa
A pesquisa é um labor artesanal que não se fundamenta da criatividade, e sim, de conceitos, proposições,métodos e técnicas. Isso tudo se inicia por uma pergunta. Este processo tem vários planos que se complementam, são eles:
• Fase exploratória da pesquisa;
• Trabalho de campo;
• Tratamento do material;
Portanto o trabalho não é valorizado em partes, mas ao todo, com base provisória integrando história e construção teórica.
Cap. II: A construção do projeto de pesquisa
Uma fase muito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciencia da informação como ciencia social
  • Ciências exatas e ciências sociais
  • Resenha "A ciência e as ciências sociais"
  • ciencias sociais
  • Ciencias sociais
  • Ciencias sociais
  • Ciência sociais
  • Ciências sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!