ciencias sociais

Páginas: 25 (6004 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP INTERATIVA
Centro de Educação a Distância





Curso de Administração




Atividades Práticas Supervisionadas
Disciplina: Ciências Sociais
Tutor EAD:
Tutor Presencial:






ELDORADO – MS
NOVEMBRO/2013

Acadêmicos RA

1.
2.
3.
4.
5.


Curso de Administração


Atividades Práticas SupervisionadasDisciplina: Ciências Sociais
Tutor EAD:
Tutor Presencial: Prof. Alessandro Borsatti.




Atividade apresentada como requisito para conclusão da disciplina de Ciências Sociais do curso de Administração, tendo como professor orientador Alessandro Borsatti.




ELDORADO – MS
NOVEMBRO/2013
INTRODUÇÃO

O ser humano dentre as espécies que habitam o planeta é o que tem maior facilidade dese adaptar a novos ambientes e situações dos mais diversos aspectos e com esta facilidade de adaptação tem uma continua absorção de conhecimentos, maneiras, hábitos e pensamento. E com o decorrer do tempo estas aquisições vão se consolidando e tornando-se mais efetivas e naturais. Ainda que a maioria das maneiras e hábitos são herdados ou ensinados pelos pais, a grande evolução deste se dá com opassar do tempo e com conhecimento adquirido através da convivências em sociedade e grupos sociais dos quais tem suas regras e normas, onde cada integrante deve seguir e cumpri-las para que se possa ter um bom convívio na sociedade e em grupo.
Com a associação de hábitos e tradições de grupos ou etnias de diferentes continentes a humanidade desenvolve suas culturas conforme cada região outradição dos grupos a qual pertence, mesmo que cada um com suas características próprias ou individuais tem algumas que são universais, dentre elas podemos destacar o sinal de positivo com o dedo polegar, confirmações de sim ou de não com a cabeça e ainda o sinal de ok que e feito com a mão semi fechada. A utilização destes gestos e sinais e de utilização normais e aceitáveis em qualquer membro de gruposou de sociedades que fazem parte da cultura brasileira.
















DESENVOLVIMENTO

Por ora é suficiente definir cultura como a maneira de viver de uma sociedade. Esta maneira de viver compreende inúmeros pormenores referente são comportamento, mas entre eles há sempre fatores em comum. Representam todos a atitude normal e previsível de qualquer dos membros da sociedadediante de uma dada situação. Em consequência, apesar do número infinito de pequenas variantes que podem ser encontradas na atitude de alguns indivíduos, ou mesmo nas atitudes de um mesmo indivíduo em momentos diferentes, verificar-se-á que a maior parte das pessoas, em uma sociedade, reagirá geralmente da mesma forma a uma situação dada. Por exemplo: na nossa sociedade, quase toda gente se alimentatrês vezes por dia e toma uma dessas refeições aproximadamente ao meio-dia. Além disso, aqueles que não seguem esta rotina são considerados esquisitos. Um tal consenso sobre a conduta e a opinião constitui um padrão cultural; a cultura, como um todo, é um conjunto mais ou menos organizado de tais padrões.
A cultura, como um todo, proporciona aos membros de uma sociedade um guia indispensável emtodos os campos da vida. Sem ela, tanto a sociedade como seus membros estariam impossibilitados de funcionar eficientemente. O fato de a maioria dos membros da sociedade reagir a uma dada situação de determinada forma capacita qualquer um a prever o comportamento, com um alto grau de probabilidade, se bem que jamais com absoluta certeza. Essa previsão é um pré-requisito em todo tipo de vida socialorganizada. Se o indivíduo vai trabalhar para outros, precisa estar seguro de ser recompensado. A existência dos padrões culturais lhe proporciona essa segurança, com seu fundamento na aprovação social e no poder consequente da pressão social sobre aqueles que não se lhes amoldam. Além disso, através de longa experiência e, em grande parte, pelo emprego do método de tentativa
O sentido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciencia da informação como ciencia social
  • Ciências exatas e ciências sociais
  • Resenha "A ciência e as ciências sociais"
  • ciencias sociais
  • Ciencias sociais
  • Ciencias sociais
  • Ciência sociais
  • Ciências sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!