CIENCIAS SOCIAIS

Páginas: 17 (4014 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014



UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO – CIÊNCIAS SOCIAS



EDISSON CASTRO DE SOUZA – R.A.6948465821
FAGUINER REGERT DOS SANTOS – R.A. 6506261546
JOÃO JEFERSSON MOREIRA DOS SANTOS – R.A.7306551192
MICHEL RIBEIRO DA SILVA - R.A.6788424465
RAFAEL RIBEIRO DA SILVA - R.A.6791393973
REJANE BRIAO DE LIMA DA ROSA – R.A.6994481778
RENATA DA SILVA ROCHA – R.A. 6949477420THIAGO BILHALBA DOS SANTOS – R.A. 6576309530



RELATÓRIO





Tutor Presencial: Cesar Henrique Waldow
PELOTAS/RS
15/11/2013

SUMÁRIO 

INTRODUÇÃO 3 
1 CONCEPÇÕES DA SOCIOLOGIA NO COTIDIANO 4 
1.1 CULTURA 4 
1.2 INDIVÍDUO 4 
1.3 SOCIEDADE 4 
1.4 A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE 4 
2 A ESTRUTURA SOCIAL E SEU CONTROLE 6 
2.1 A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO – REFLEXÃO DO FILME 6 2.2 QUAIS INTERAÇÕES SOCIAIS SÃO EXISTENTES NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL? 7 
3 DESIGUALDADE SOCIAL 8 
3.1 BUMBANDO 8 
3.2 ILHA DAS FLORES 8 
3.3 DIVERGÊNCIAS SOCIAIS – REFLEXÃO CRÍTICA 9 
4 EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE 11 
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14 

* INTRODUÇÃO 
Esta atividade prática supervisionada – ATPS tem o objetivo de compreender a importânciadas Ciências Sociais para a sociedade, uma vez que tal ciência estuda a vida dos indivíduos em sociedade — sua origem, desenvolvimento, organização, grupos sociais e cultura, além de investigar as relações entre os sujeitos e seu coletivo. 
Ao gestor, é importante saber interpretar os problemas e refletir sobre os processos de transformação dessas relações sociais. 
O capítulo 1 abordará acompreensão das definições de cultura, indivíduo e sociedade, bem como uma reflexão e problematização das concepções da Sociologia no cotidiano, permitindo ao grupo refletir sobre os conceitos e propor soluções para os problemas visualizados. 
O capítulo 2 abordará os aspectos sociais, políticos, históricos e culturais das Ciências Sociais, bem como problematize a questão da estrutura social e de seucontrole. Para atingir esse objetivo, há um estudo crítico sobre o filme A classe operária vai ao paraíso, do diretor Elio Petri. 
O capítulo 3 analisará situações cotidianas de desigualdade social, ao relacionar tais fatores com os fundamentos sociológicos por meio da reflexão crítica dos famosos filmes Ilha das Flores e Bumbando, bem como de imagens de situações de desigualdade social. 
Ocapítulo 4 buscará evidenciar a reflexão do grupo acerca de situações cotidianas de exploração do meio ambiente, relacionando esses fatores com os fundamentos sociológicos. 
Por fim, no capítulo destinado às considerações finais, têm-se as impressões do grupo considerações, reflexões e aprendizados obtidos ao longo das etapas das atividades. 

CONCEPÇÕES DA SOCIOLOGIA NO COTIDIANO 
CULTURA,INDIVÍDUO E SOCIEDADE 
A cultura é o diferencial entre o homem e o animal, pois ao nascer o ser humano já se encontra dentro de um sistema social criado através de gerações já existente e que é assimilado por meio de inter-relações sociais, uma vez que a sociedade é formada por indivíduos. 
Esta é formada por inter-relacionamento, ou seja, indivíduos que procuram se entender e se adaptar aos movimentosintencionais e futuros de outros, por consequente, o ser humano se desenvolve por meio dessas relações, possuindo comportamentos pré-programados, se controlando pela autoinstrução falada e planejando e controlando sua atividade e de outros, através de representações mentais. 
Culturas, indivíduo e atividade. 
Nas décadas de 60/70 a cultura era vista como separada da mente, o mental era concebidocomo um processador interno de alguma coisa que poderia ser pensamento abstrato. Nessa época, também se passou a estudar o efeito da escolaridade e tipos de escrita em uma determinada sociedade. Foi então um período de transição em que cultura e cognição já não são vistas como meras variantes externas. 
Posteriormente passou-se para a segunda concepção que afirma que a mente está inserida nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciencia da informação como ciencia social
  • Ciências exatas e ciências sociais
  • Resenha "A ciência e as ciências sociais"
  • ciencias sociais
  • Ciencias sociais
  • Ciencias sociais
  • Ciência sociais
  • Ciências sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!