ciencias sociais

Páginas: 5 (1075 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
ETAPA 03 PRINCÍPIOS E POSTULADOS CONTÁBEIS

CVM
CFC
CPC
- Representam o delineamento à aplicação dos princípios contábeis em relação ao entendimento dos eventos econômicos: Objetividade Materialidade; Conservadorismo e Consistência.
Determina quando as alterações no ativo ou no passivo resultam em aumento ou diminuição no Patrimônio Líquido, estabelecendo as diretrizes para a classificaçãodas mutações patrimoniais, resultantes da observância do Principio da oportunidade.

Para que sejam atingidos seus objetivos, as demonstrações contábeis são preparadas de acordo com o regime contábil de competência, que considera que os efeitos das transações e outros eventos devam ser reconhecidos quando ocorrem e não quando o caixa ou outros recursos financeiros são recebidos ou pagos. Sendolançados nos registros contáveis e reproduzidos nas demonstrações contábeis dos períodos a que se refere.

Derivados dos Postulados, os princípios servem como orientadores da prática contábil, Custo como Base de Valor Denominador Comum Monetário; Realização da Receita e do Confronto das Despesas.
Devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais,quantitativas e qualitativas, principio da contabilidade é indispensável à correta aplicação do principio da Competência. Trata do prazo de operação da empresa enquanto existir razão econômica para sua existência, podendo ser definido ou indefinido.
A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, representando a de forma sistemática para servir como instrumento básico para a tomada dedecisões de todos os seus potenciais usuários. Dentro deste contexto estuda-se a teoria da contabilidade com a finalidade de obter subsídios suficientes para aplicação do conhecimento pratico no processo contábil. Sem o embasamento teórico, a contabilidade perderia seu foco, principalmente porque as demonstrações contábeis não atenderiam a padrões, tanto dos usuários quanto das normas contábeisConforme a resolução CFC
* Entidade – Reconhece o Patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes. Entidade deve ser vista de forma separada e distinta das pessoas, sendo assim não se confunde o patrimônio da entidade com o dos sócios.
* Contabilidade – Devem serconsideradas quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas, principio da contabilidade é indispensável à correta aplicação do principio da Competência. Trata do prazo de operação da empresa enquanto existir razão econômica para sua existência, podendo ser definido ou indefinido.
* Oportunidade – Refere-se, simultaneamente, à tempestividade e àintegridade do registro do patrimônio e da suas mutações, determinado que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram, todas as variações ocorridas no Patrimônio de uma entidade devem ser lançadas, mesmo que a Contabilidade não tenha imediatamente um documento ou não tenha certeza do valor a ser escriturado.
* Registro pelo valor original – Aavaliação dos componentes deve ser feita com base nos valores de entrada, considerando-se, os resultantes do consenso com os agentes externos ou da imposição, sugere-se o registro das transações na data da relação da entidade com o ambiente externo.
* Atualização Monetária - Estabelece que a contabilidade deva estar atenta a relação do dinheiro no tempo, por meio da correção de suasdemonstrações para o fim de acompanhamento da capacidade de aquisição da moeda.
* Competência – Determina quando as alterações no ativo ou no passivo resultam em aumento ou diminuição no Patrimônio Líquido, estabelecendo as diretrizes para a classificação das mutações patrimoniais, resultantes da observância do Principio da oportunidade.
* Prudência – Determina a adoção do menor valor para os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciencia da informação como ciencia social
  • Ciências exatas e ciências sociais
  • Resenha "A ciência e as ciências sociais"
  • ciencias sociais
  • Ciencias sociais
  • Ciencias sociais
  • Ciência sociais
  • Ciências sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!