Cienciar Ambientais

1581 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE

Projeto de Integração
Professor:

Estudo de casos da Transposição do rio Paraíba do Sul

Rio de Janeiro
2014
ESTUDO DE CASO – TRANSPOSIÇÃO DO RIO PARAIBA DO SUL

1. Introdução
O governador Geraldo Alckmin, do Estado de São Paulo, entrou com um pedido de autorização para a transposição do rio Paraíba do sul. A proposta do governo paulista é retirar cinco metros cúbicos por segundo do Paraíba do Sul e construir um canal de 15 quilômetros para interligar a represa do Jaguari, abastecida pelo Paraíba do Sul, com a de Atibainha, que faz parte do Sistema Cantareira, responsável pelo fornecimento de água em São Paulo.
O volume de água acumulado dos reservatórios do Sistema Cantareira chegou, na última semana, em seu menor nível em 80 anos.

2. Visão geral
O nível dos reservatórios do Sistema Cantareira caiu de 10,5% (1º de maio de 2014) para 10,4% (2 de maio 2014), patamar mais baixo da história, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Na mesma data do ano passado, o índice estava em 62,6%. Os reservatórios são responsáveis pelo abastecimento de cerca de 9 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo, além de liberar água para as bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, no interior do estado.
Em vista desse cenário, o Governador de São Paulo tenta emplacar um projeto que prevê a captação de água da bacia do Rio Paraíba do Sul, na região do Vale do Paraíba para abastecer o Sistema Cantareira. As obras devem custar cerca de R$ 500 milhões. Segundo Alckmin, a transposição de água entre a represa de Jaguari e o reservatório Atibainha só acontecerá se o nível do Sistema Cantareira estiver abaixo de 35% da capacidade.
De acordo com o governador, nos últimos dez anos isso só ocorreu em duas ocasiões: uma delas corresponde ao momento atual.
Como o rio Paraíba do Sul é federal (banha os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro) o governo paulista

Relacionados