ciencia politica

Páginas: 8 (1944 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
FASP – FACULDADE DE SÃO PAULO





Ana Carolina D. Ramos
Luana Gabriela de Araújo Paixão
Paloma Braga
Sandro Gonçalves de Andrade





Correlação entre Política e Poder





São Paulo
2013
FASP – FACULDADE DE SÃO PAULO




Ana Carolina D. Ramos
Luana Gabriela de Araújo Paixão
Paloma Braga
Sandro Gonçalves de Andrade



Correlação entre Política e PoderTrabalho apresentado como requisito parcial para avaliação da disciplina Ciência Política, ministrada pela professora Roberta de Oliveira durante o primeiro semestre do curso de Direito.




São Paulo
2013
SUMÁRIO


- INTRODUÇÃO 4
- POLÍTICA 4
- PODER 4
- FATORES HISTORICOS 5
- CONCLUÇÃO 8
- BIBLIOGRAFIA 9INTRODUÇÃO


Antes de relacionar ou correlacionar Política e Poder, temos que entender reparadamente o significado de cada expressão.
Para, posteriormente analisarmos alguns fatos históricos preeminentes até chegarmos à realidade brasileira atual.


POLÍTICA:
Objetivo de estabelecer princípios que se mostrem indispensáveis à realização de um governo um tanto mais perfeito, aocumprimento de suas finalidades, em melhor proveito dos governantes e governados. Neste sentido, a política mostra o corpo de doutrinas, indispensáveis ao bom governo de um povo, dentro dos quais devem ser estabelecidas as normas jurídicas necessárias ao bom funcionamento das instituições administrativas do Estado, para a realização dos fundamentais objetivos, e que traga o bem estar social, visando àpaz dos governados.


PODER:
Poder ser “usado” tanto como verbo ou substantivo, o primeiro expressa o sentido de ser autorizado, ser permitido, dar autoridade, facultar, ter autoridade; no segundo sentido o poder, significa o domínio e a posse, tida sobre certas coisas, ou a faculdade, permissão para se executar algo.
No sentido de Direito Público, pode exprimir, em regra, o órgão ou ainstituição a que se atribui a soberania do estado, para que se constitua em autoridade e exerça as funções jurídicas, de ordem política e administrativa, que a lei as impôs. Há sempre, neste caso, uma autoridade de dominação, decorre deste conceito o poder como competência ou função autorizada, que se atribui a um órgão jurisdicional, em face disto, a cada órgão exerce a soberania nacional.
Naterminologia romana, o poder, era o “protista” ou “imperium”, que provinha de autorização suprema, que se encontrava na chefia do Estado. Vamos exemplificar alguns tipos de poderes Políticos:
Poder Absoluto: poder arbitrário, em sentido político, é exercido pelo déspota, despotismo, este considera o Direito à sua própria vontade, é como se o Estado fosse sua propriedade.
Poder Republicano: conjuntode órgão, que no sistema presidencialista de governo, exerce atribuições assemelhadas, cada um no limite de sua competência.
Poder Monárquico: por muitas vezes também considerado absoluto, más sua principal característica é baseado em linhagens sanguíneas na sua propositura.
No Brasil, temos o poder da republica, com a divisão dos poderes Executivos, Legislativo e Judiciário, todosindependentes entre si, visando hipoteticamente à soberania nacional e a paz social.


FATORES HISTORICOS

O surgimento do poder nasce de forma natural, podemos observar que o Brasil foi colônia de Portugal por mais de 300 anos. Com a independência, estabeleceu-se o estado monárquico. Na Republica, O Estado brasileiro assumiu diferentes feições, sempre à sombra de poder militar. Só a partir daconstituição de 1988 o país passou a conviver com a perspectiva de um estado democrático, mas também com uma política econômica neoliberal, sem ter efetivamente passado por um estado de bem-estar social.
Entre 1500 e 1822, todas as decisões políticas relacionadas ao Brasil eram tomadas pelo soberano português. Foi assim desde a criação das capitanias hereditárias até a instituição do Governo geral. Em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciência política
  • Ciencia politica
  • Ciencia politica
  • Ciencias politica
  • Ciencias politicas
  • Ciências politicas
  • Ciência Política
  • ciencias politicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!