ENFERMAGEM

Páginas: 5 (1153 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Quimioterapia

Atualmente são utilizadas as seguintes modalidades para o tratamento do câncer cirurgia, radioterapia, quimioterapia e as terapias genéticas. Sendo a quimioterapia o método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Protocolos de esquemas quimioterápicos são instituídos mediante pesquisas e são utilizadospara o tratamento nas instituições de assistência ao paciente oncológico. (ROCHÉ et al., 2006).
A quimioterapia consiste no emprego de substancias químicas, isoladas ou em combinacáo, que atuam diretamente ñas células, interferindo no processo de crescimento e divisão celular, agindo também em micrometástases, que são impossíveis de serem detectadas por exames clínico, radiológico ecintilográfico (REIS et al.,2008).
Os quimioterápicos podem ser classificados, de acordo com sua acáo a nivel celular, em drogas ciclo celular específico e drogas ciclo celular não específico. As drogas do ciclo celular específico são mais ativas no combate as células que se encontram em urna determinada fase do ciclo, em geral fase síntese (S) ou mitose (M). Sendo efetivas no tratamento dos tumores dedivisão rápida e ativa. As drogas de ciclo celular não específico são letais as células em qualquer fase do ciclo, pois atuam sobre a fração proliferativa e não proliferativa do tumor. (REIS et al.,2008).
De acordo com FERREIRA; CAPONERO; TEIXEIRA (2008) os medicamentos mais utilizados na quimioterapia são os agentes alquilantes, cisplatinas, antimetabólicos, antibioticos, inibidores mitóticos,L-asparginase.
Alquilantes são compostos capazes de substituir em outra molécula um átomo de hidrogênio por um radical alquil. Eles se ligam ao DNA de modo a impedir a separação dos dois filamentos do DNA na dupla hélice espiralar, fenômeno este indispensável para a replicação. Os alquilantes afetam as células em todas as fases do ciclo celular de modo inespecífico. Apesar de efetivos como agentesisolados para inúmeras formas de câncer, eles raramente produzem efeito clínico ótimo sem a combinação com outros agentes fase-específicos do ciclo celular.As principais drogas empregadas dessa categoria incluem a mostarda nitrogenada, a mostarda fenil-alanina, a ciclofosfamida, o bussulfam, as nitrosuréias, a cisplatina e o seu análago carboplatina, e a ifosfamida (FERNANDES ; MELLO, p.07, 2008).A cisplatina é um complexo metálico inorgânico, atua de forma análoga aos agentes alquilantes. Elimina células tumorais em todos as fases do ciclo celular, inibindo a biossintese de DNA e junta-se por meio da formação de ligações cruzadas entre filamentos, o complexo de platina tem efeito com a interação de outros agentes anticancerosos. Depois da aplicação tem como principal toxicidade aguda anáusea e vômitos (KATZUNG, 1998).

Os antimetabólitos atacam as células através da inibição da biossíntese dos compostos principais do DNA e do RNA. Impedindo a proliferação e atividades normais das células. A inibição pode ser comandada às purinas dentre outras. Os antimetabólitos são individualmente acionados contra células que se encontram na fase de síntese do ciclo celular (fase S).Apermanência da vida das células tumorais suscetíveis causa a destruição dessas células, evitando que as mesmas entre em mitose pela ação dos agentes metabólicos que atuam na fase S (FERNANDES ; MELLO, 2008).

Os antibióticos na sua maioria ligam-se ao DNA encaixando nas bases especificas, impedindo a síntese de novo RNA, DNA, provocando abertura dos filamentos de DNA e interferindo na replicaçãocelular, alguns medicamentos utilizados são: antraciclinas, actinomicina, bleomicina, mitomicin e a plicamicina (KATZUNG, 1998).

Os inibidores mitóticos podem estacionar a mitose na metáfase, devido à sua atuação sobre a proteína tubulina, formadora dos microtúbulos que possui o fuso espilaralar, pelo qual migram os cromossomos. Durante a metáfase os cromossomos não podem migrar, acontecendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem
  • Enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!