CIDO CLORIDR CO Pronto

1953 palavras 8 páginas
ÁCIDO CLORIDRÍCO (HCl)

O Ácido Clorídrico é uma solução aquosa de Cloreto de Hidrogênio com cerca de 30% HCl. Apresentando-se como líquido fumegante claro e ligeiramente amarelo de odor pungente e irritante. Também conhecido como Ácido Muriático, é produzido pela queima dos gases Cloro e Hidrogênio seguido de absorção em água.. Apresentando-se como líquido fumegante claro e ligeiramente amarelo de odor pungente e irritante. Sua solubilidade em água na CNTP (Condições Normais de Temperatura e Pressão) é de 450 mL/L.
A fumaça liberada por esta solução aquosa é sufocante, corrosiva e tóxica.

HISTÓRIA

O ácido clorídrico foi descoberto por volta do século IX, pelo alquimista persa Jabir Ibn Hayyan, conhecido também como Geber; A partir dessa e outras descobertas Geber deu origem a diversas outras substâncias, tais como a água régia, uma mistura de HCl com HNO3.
A produção industrial do ácido clorídrico principiou na Inglaterra, e atingiu seu auge durante a Revolução Industrial, quando se promulgaram leis proibindo a descarga indiscriminada de cloreto de hidrogênio na atmosfera. Esta legislação obrigou os fabricantes de barrilha, pelo processo Leblanc, a absorver o cloreto de hidrogênio em água. À medida que se descobriram novos usos para o ácido clorídrico, foram sendo construídas fábricas visando somente à sua produção.
Com o crescimento da indústria química, o ácido clorídrico (assim como o cloreto de hidrogênio na sua forma gasosa) passou a ser utilizado na indústria química como um reagente na produção em larga escala de diversos produtos químicos. Posteriormente culminando com a produção do monômero cloreto de vinila, matéria prima do polímero cloreto de polivinila, PVC. Também passou a ser utilizado em larga escala na produção do diisocianato de metileno difenila, MDI e diisocianato de tolueno, TDI, para a produção de poliuretano.

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

O ácido clorídrico é preparado dissolvendo-se cloreto de hidrogênio em

Relacionados