CIDADE INCLUSIVA

Páginas: 14 (3486 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO/
ANHANGUERA EDUCACIONAL



ALINE CRISTINA NEVES ROSA
FERNANDA CRISTINA MARCOS DA SILVA
JAQUELINE ARANTES DA SILVA
LIGIA EMANUELE GARCIA
NAIARA ALVES PIMENTA


ARQUITETURA E URBANISMO


planejamento urbano REGIONAL II
DIRETRIZES – ARQUITETURA INCLUSIVA




SÃO BERNARDO DO CAMPO
2013
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO/
ANHANGUERAEDUCACIONAL




DIRETRIZES – ARQUITETURA INCLUSIVA

Relatório sobre Diretrizes de arquitetura inclusiva na região do Grande ABC, referente ao curso de Arquitetura e Urbanismo, disciplina planejamento urbano regional II, da Universidade Bandeirante de São Paulo/ Anhanguera Educacional, conforme solicitação da Professora Nizimar M. P. Caldas.



SÃO BERNARDO DO CAMPO
06 DE DEZEMBRO DE 2013RESUMO

A cidade inclusiva atualmente tem sido desejo de muitos municípios que estão em busca da acessibilidade e inclusão para todos. O cidadão é um indivíduo que possui obrigações e direitos para com a sociedade, e a acessibilidade atualmente é necessária em todos os municípios, assim tratando por igual o individuo com ou sem deficiência/mobilidade reduzida.
Além dos governantes apopulação também é responsável pela acessibilidade e inclusão social de todos os habitantes do município.

Palavra-chave: Cidade inclusiva, Acessibilidade, Deficiência, Mobilidade, Desenho Universal.
ABSTRACT

The inclusive city currently has been the desire of many municipalities that are in search of accessibility and inclusion for all. The citizen is an individual who has rights and obligations tosociety, and accessibility is currently required in all municipalities, so treating equally the individual with or without disabilities / reduced mobility.
Besides the rulers population is also responsible for accessibility and social inclusion of all the inhabitants of the municipality.

Keyword: Inclusive City, Accessibility, Disability, Disability, Universal Design.
SUMÁRIO


1INTRODUÇÃO

O relatório apresenta diretrizes para uma cidade inclusiva, citando pontos importantes como acessibilidade para todos os tipos de deficiências, inclusão social e a importância da informação para a população.
2 CIDADE INCLUSIVA

As cidades, claramente foram construídas sem considerar a diversificação humana. Com o tempo foi avaliado que era necessário à inclusão da acessibilidade nocotidiano da cidade, sendo com alguma incapacitação de locomoção ou comunicação, sejam temporárias ou permanentes.
Com a assinatura do Decreto Federal N°5.296/04 em 2004, e as leis N°10.048/00 e N°10.098/00 dispõem sobre os critérios para a acessibilidade as edificações, vias publicas, mobiliário urbano e transportes, assim ficando obrigatória essa inclusão para qualquer governo. Essa iniciativa temcomo objetivo, estimular os governos municipais a desenvolver ações que possam garantir uma acessibilidade para todos.
É necessário que o governo implante, politicas públicas para a construção de cidades acessíveis á todas as pessoas, por meio de implantações de programas de eliminações de barreiras arquitetônicas e sensoriais dos sistemas consolidados, da aplicação do conceito universal e adoçãodas normas da ABNT, como referencias técnicas na elaboração e execução de novos projetos e serviços, assim garantindo equiparação de oportunidades á cidadãos com deficiências ou mobilidade reduzida.
A participação da sociedade é fundamental para uma cidade acessível. A falta de informação e opiniões equivocadas são fatores negativos para os gestores públicos, profissionais e a sociedade no quesitoacessibilidade. Por isso é importante às definições corretas e os conceitos adotados pela legislação e normas técnicas, de referencias para pessoas com ou sem deficiência/mobilidade reduzida. Algumas ações podem ser realizadas, como publicação de material informativo e de capacitação.

2.1 Mobilidade Urbana

Mobilidade urbana deve-se entender que é essencial para o crescimento ordenado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cidades Sustentáveis, Inteligentes e inclusivas: Reinvenção das cidades.
  • A APLICABILIDADE DO CURSO AEE NA CIDADE DEa CAMPINAS
  • educacao inclusiva e praticas inclusivas
  • O que é cidade
  • cidade
  • Minha cidade
  • Cidade
  • O que é cidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!