ginastica artistica

Páginas: 11 (2573 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014



Universidade Vila Velha





Jonatas Barboza Pires de Oliveira


















Trabalho de Ginástica Artística















Vila Velha
2014

1 – Rolamento para frente agrupado e afastado

A - Descrição técnica do movimento
Rolamentos para frente
Partindo da posiçãode pé com pernas unidas, flexionar os joelhos e quadris, apoiar as mãos espalmadas no solo à frente do corpo, mãos à largura dos ombros, cotovelos flexionados, dedos voltados para frente, flexionar a cabeça à frente, encostando o queixo no peito e, impulsionando o corpo pela extensão dos joelhos, exercendo força contra o solo, rolar suavemente para frente sobre as costas em posição grupada,mantendo os joelhos unidos e pés em flexão plantar ao saírem do solo. Na fase descendente do movimento, deve-se enfatizar o aumento da alavanca formada pelo corpo, com o objetivo de maximizar o momento que será transformado em velocidade de rotação para frente, sobre o eixo latero-lateral do corpo.A partir do momento em que o corpo passa pelo decúbito dorsal grupado, inicia-se a fase de extensão dossegmentos corporais. Ao completar 360 graus de rotação ao redor do eixo transversal do corpo, em deslocamento para frente no plano sagital, finalizar o movimento em apoio sobre os pés, momento em que os segmentos corporais deverão estar o mais próximos possível entre si, para então efetuar a extensão dos mesmos, elevando-se á posição de pé (ortostática), com elevação os braços em extensão, eassumindo a postura estendida. (Santos, 1997; Corbucci et al, 1993)
Rolamentos para frente afastado
Mãos no solo na largura do ombro e viradas para frente; forte impulsão dos membros inferiores; apoio das mão longe do apoio dos pés; membros inferiores estendidos , se afastam só no final do rolamento; boa flexão de tronco para frente para permitir a repulsão dos membros superiores efetuados por dentrodos membros inferiores afastados.


B – Técnica de segurança
No caso de haver apoio do alto da cabeça no solo (e não a nuca) ao rolar, há risco de haver uma torção no pescoço, o que pode ser evitado ajudando-se o executante a manter o queixo junto ao peito, segurando a cabeça pela nuca empurrando-a para baixo, enquanto se conduz a realização do rolamento pela parte posterior da coxa, com a outramão, no sentido do giro.
Ajudar no final do movimento pelo quadril ou ombro, empurrar e corrigir a cabeça que deve sempre esta com o queixo no peito.


C – Dois educativos para o aprendizado do elemento
Carrinho de mão com rolamento - Rolamento em plano inclinado
- Preparar um plano inclinado, mas não muito, que poderá ser feito com uma tábua apoiada em um degrau, ou banco sueco, colocandoum colchão fino sobre o mesmo. Pedir aos alunos que executem um rolamento de cima para baixo, sobre as costas, tomando o cuidado sempre de colocar o queixo encostado no peito. Finalizar de pé, levantando-se sem o auxílio das mãos. Aquelas crianças que não conseguirem se levantar sozinhas, podem contar com a ajuda de um companheiro, que lhe dará as mãos no final do rolamento, ajudando-a a selevantar sem tocar o solo.

- Sentar-se na borda de um colchão ou no gramado, com as pernas flexionadas, abraçando-as com os dois braços. Mantendo as costas arredondadas, deixar-se cair para trás, mantendo a postura descrita anteriormente, e balançar sobre as costas, tal e qual um “mata-borrão”. Após sucessivos balanços, sentar-se novamente de forma contínua Este exercício pode ser feito, dentreoutras, com as seguinte variações: 1- terminando na posição de pé, tentando levantar-se sem o auxílio das mãos; 2 - pedir aos alunos que corram livremente e, ao sinal, deitem-se em decúbito dorsal, abracem as pernas e balancem-se algumas vezes sobre as costas arredondadas. Ao segundo
sinal, deverão correr novamente.
-Vir de um ponto mais alto executando o rolamento afastado sobre um colchão....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ginastica Artistica
  • ginastica artistica
  • ginastica artistica
  • Ginastica Artistica
  • Ginástica Artística
  • Ginastica artistica
  • Ginastica artística
  • Ginástica artistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!