cidadania

Páginas: 10 (2445 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
1 – DADOS SOBRE A OBRA E O AUTOR

CARVALHO, José Murilo de: Cidadania no Brasil: O Longo Caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004 – 5ª edição.

José Murilo de Carvalho nasceu em Andrelândia-mg em 08 de novembro de 1939, filho de Sebastião Carvalho de Sousa e Maria Angélica Ribeiro. José Murilo é um historiador brasileiro e cientista politico, com uma ampla formação cientifica,atuou profissionalmente em Oxford, Stanford, California-Eruine e Notre Dame, Leidem e na École des.José, e em universidades nacionais. Como grande pesquisador Murilo realizou muitas pesquisas, dentre elas estão: História política do Império; História das instituições científicas do Brasil; História política e social da primeira república; História social das ideias e cidadania.
Murilo foipresidente e membro de vários comitês, e Éditos Associado em 1993 na Revista História, Ciências, Saúde de Manguinhos. Teve participação na sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro PEN. Club do Brasil. Uma das
Faculdade de Direito de Sete LagoasReconhecida pelo Decreto nº 74.964 de 25/11/1974
Reconhec. Renovado pela Portaria 928 de 27/03/2002
Av. Marechal Castelo Branco, 2.765 – Santo Antônio
Sete Lagoas – Minas Gerais – CEP: 35.701-242


publicações completas de José Murilo de Carvalho foi a ''Cidadania no Brasil: o longo caminho''. Murilo é o sexto ocupante da cadeira nº 5 da Academia Brasileira de Letras eleito em 10de setembro de 2004, foi recebido pelo Acadêmico Affonso Arinos de Mello Franco, sendo concomitantemente membro da Academia Brasileira de Ciências. O autor trabalha suas temáticas buscando interpretar a dinâmica de conflitos da construção da imaginária político-social através de seus símbolos. Utilizando-se das fontes tradicionais em sua área. “Vimos que José Murilo é detentor de vários prêmios,também faz amplo uso do material cultural da nação, cidadania, justiça, liberdade e outras questões de grande importância para o Brasil contemporâneo como aborda também em ‘‘Cidadania no Brasil.” No livro o autor retrata então os 178 anos do processo político de desenvolvimento da cidadania no Brasil. Há um discurso amplo sobre a Cidadania do ponto de vista dos direitos políticos, sociais e civis.Títulos:

Bacharel em Sociologia e Política na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais em 1965.
Mestre em Ciência Política na Universidade de Stanford, Califórnia em 1969.
Ph.D em Ciência Política, Universidade de Stanford em 1975.
Especialização em Metodologia de Pesquisa na Universidade de Michigan em 1967.
Pós-Doutorado, Departamento de Históriana Universidade de Stanford em 1976-77.
Pós-Doutorado na Universidade de Londres em 1982.





Faculdade de Direito de Sete Lagoas
Reconhecida pelo Decreto nº 74.964 de25/11/1974
Reconhec. Renovado pela Portaria 928 de 27/03/2002
Av. Marechal Castelo Branco, 2.765 – Santo Antônio
Sete Lagoas – Minas Gerais – CEP: 35.701-242



2 – RESUMO

Cidadania é a pratica dos exercícios pleno de direitos e deveres civis, políticos e sociais garantidos pela constituição. No decorrer da historia da humanidade, a cidadania teve várias interpretações, oconceito de cidadania que conhecemos hoje, inicia no surgimento da Modernidade e da estruturação do Estado-Nação.
A obra faz menção à evolução da cidadania no Brasil. O livro se divide em quatro capítulos, e os temas que permeiam são baseados na historia brasileira, nos conflitos e acontecimentos que levaram a conquista da cidadania. A luta da sociedade para a reconstrução da cidadania vem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é cidadania
  • Cidadania
  • Cidadania
  • Cidadania
  • Cidadania
  • CIDADANIA
  • Cidadania
  • Cidadania

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!