Cidadania e saúde

Páginas: 5 (1084 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
INTRODUÇÃO

O Currículo da Educação Infantil é centrado nos eixos Formação Pessoal e Social e Conhecimento do Mundo e deverá contribuir para prática e vivência pedagógicas plenas de êxito e alegria, culminando com aprendizagem satisfatória e significativa das crianças.
É importante que a escola promova, na atenção à saúde individual e nas ações de educação para a saúde, o desenvolvimento deconhecimentos e habilidades que contribuam para a adoção de estilos de vida mais saudáveis, abordando questões como a prevenção ao abuso de drogas, orientação sexual, alimentação saudável, atividade física, entre outros; desenvolver ações que melhorem a auto-estima, a identidade e a resistência das crianças e dos adolescentes, bem como de seus familiares e da comunidade.

A EDUCAÇÃO E APRESERVAÇÃO DA SAÚDE INFANTIL

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) no ensino da Saúde deve conhecer e utilizar formas de intervenção individual e coletiva sobre os fatores desfavoráveis à saúde, agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde da comunidade; conhecer formas de acesso aos recursos da comunidade e as possibilidades de utilização dos serviços voltados para apromoção, proteção e recuperação da saúde; adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo.
Ainda segundo o mesmo autor não se pode compreender ou transformar a situação de saúde de um indivíduo ou de uma coletividade sem levar em conta que ela é produzida nas relações com o meio físico, social e cultural. Entre os inúmeros fatores determinantes da condiçãode saúde, incluem-se os condicionantes biológicos (idade, sexo, características pessoais eventualmente determinadas pela herança genética), o meio físico (que abrange condições geográficas, características da ocupação humana, fontes de água para consumo, disponibilidade e qualidade dos alimentos, condições de habitação), assim como o meio socioeconômico e cultural, que expressa os níveis deocupação e renda, o acesso à educação formal e ao lazer, os graus de liberdade, hábitos e formas de relacionamento interpessoal, a possibilidade de acesso aos serviços voltados para a promoção e recuperação da saúde e a qualidade da atenção por eles prestada.
A saúde por ser protegida por meio da vacinação, da realização de exames médicos e odontológicos periodicamente. A grande maioria das causas dedoenças e deficiências poderia ser evitada por meio de ações preventivas. Não é automática a melhoria das condições de vida e saúde. A compreensão ampla dos fatores intervenientes e dos compromissos políticos necessários são exigências para sua efetivação.
Neste âmbito, a educação para a Saúde poderá vir a cumprir papel destaque na medida em que favoreça o processo de conscientização quanto aodireito à saúde e instrumentaliza para a intervenção individual e coletiva sobre os condicionantes do processo saúde/doença.
Sendo assim entende-se a Educação para a Saúde como fator de promoção e proteção à saúde e estratégia para a conquista dos direitos de cidadania. Sua inclusão no currículo responde a uma forte demanda social, num contexto em que a tradução da proposta constitucional em práticarequer o desenvolvimento da consciência sanitária da população e dos governantes para que o direito à saúde seja encarado como prioridade. A escola, sozinha, não levará os alunos a adquirirem saúde. Pode e deve, entretanto, fornecer elementos que os capacitem para uma vida saudável.
Mas mesmo assim a melhoria das condições de vida e saúde não é automática nem está garantida pelo passar do tempo, acompreensão ampla dos fatores intervenientes e dos compromissos políticos necessários são exigências para sua efetivação.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) no ensino da Saúde deve conhecer e utilizar formas de intervenção individual e coletiva sobre os fatores desfavoráveis à saúde, agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde da comunidade; conhecer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saude e Cidadania
  • Educação cidadania e saúde infantil
  • Saude publica como direito a cidadania
  • Direito à saúde, cidadania e estado
  • Saúde pública como direito de cidadania
  • Etica e cidadania na saude
  • EDUCAÇÃO, CIDADANIA E SAUDE INFANTIL
  • Sus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!