cidadania regulada

Páginas: 9 (2029 palavras) Publicado: 7 de março de 2014
Cidadania regulada foi o nome proposto pelo sociólogo brasileiro Wanderley Guilherme dos Santos,para designar uma “cidadania restrita e sempre vigiada pelo estado”.
1930- Começa uma pequena evolução nos direitos civis e políticos da população.

1937- Estado Novo/Um regime ditatorial estabelecido no governo Vargas,e durante esse regime a “participação”popular restringiu-se aos votos para oLegislativo.As votações para cargos executivos foram indiretas,não ocorreram.
1945- A participação da população nas eleições era de 13,4%,altíssima para aquela época.

1946- A criação da Constituição/determinava a extensão do voto a todos os cidadãos (homens e mulheres) maiores de 18 anos ,menos os analfabetos.
1947- O Partido Comunista do Brasil(PCB) teve seu registro cassado.

1943-Consolidação da Leis do Trabalho (CLT)/Jornada de oito horas diárias,regulamentação da trabalho de menores e do trabalho feminino,direito de férias remuneradas e implantação do salário mínimo.A maioria dessas leis são usufruídas até hoje.
1950- Os eleitor subiram para 15,9%, um número significante para o contexto.

1964- Liberdade de imprensa,de manifestação e de organização partidária.
Quemaravilha, não? Liberdade de imprensa...de manifestação...de organização partidária...Quanta democracia!


Mas será que isso foi ou é afetivo?
Observe que o mesmo hoje,décadas depois destas concessões ,a imprensa mantém-se infiel à credibilidade,à veracidade dos fatos,formadora de opiniões que nem sempre são corretas.

Manifestações podem ser feitas,só não se sabe se serão feitas as concessõesreivindicadas.
Não devemos deixar de apontar os efeitos do governo brasileiro,é claro, mas devemos ter senso crítico para discutir o que acontece e deixa de acontecer.

Primeira guerra mundial(1914-1918)
Os conflitos iniciados em 1914 foram, ao longo do tempo, tomando um contorno diferente do programado pelas nações envolvidas. A “Grande Guerra”, envolvendo as grandes potências do mundoocidental, não contava com uma projeção de longo prazo. Nenhuma das nações esperava ou tinha condições para sustentar um conflito que se estendesse anos a fio. No entanto, a Primeira Guerra Mundial se desenvolveu ao longo de quatro anos e três meses, o que acabou exigindo maiores esforços e diferentes estratégias militares.

Os esforços mobilizados para o conflito deram aos Estados o controle massivosobre suas economias e exigiu o recrutamento de pessoas para lutarem ou trabalharem em prol da guerra. Várias novas tecnologias começaram a ser empregadas, mostrando ao mundo uma tecnologia de destruição nunca antes observada. Encouraçados, tanques de guerra, obuses, submarinos e aviões inauguravam um novo conceito aos conflitos bélicos até então conhecidos. Além disso, com o desenvolvimento daguerra, outras nações foram trazidas aos campos de batalha.

Várias das nações colonizadas na África e na Ásia foram obrigadas a dispor de homens e recursos para a guerra. O Império Turco-Otomano e a Bulgária resolveram apoiar as tropas alemãs. Isso porque essas duas nações nutriam contendas com a Rússia e a Sérvia. No ano de 1915, assinando o Tratado de Londres, a Itália resolveu apoiar a TrípliceAliança. Seduzidos pela promessa de ganhos territoriais na Turquia e na Áustria, os italianos mudaram sua posição no conflito.

Somente em 1917, uma importante aliança começou a definir os rumos da Primeira Guerra. Nesse ano, os Estados Unidos resolveram aliar-se à Tríplice Entente. A adesão norte-americana deu-se graças à saída dos russos e o interesse em preservar suas possessõesimperialistas. Envolvendo uma complexa trama de alianças e interesses, a Primeira Guerra também se dividiu em duas diferentes etapas militares.

A primeira foi a guerra de movimento, quando as tropas alemãs fizeram um ataque incisivo sobre a França. Com essa estratégia os alemães esperavam vencer a guerra sem maiores dificuldades. No entanto, a vitória francesa na batalha do Marne conteve a estratégia dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cidadania Regulada
  • cidadania regulada
  • cidadania regulada
  • As Políticas de Saúde no Brasil: da cidadania regulada ao direito universal e integral à saúde.
  • Fonte Regulada
  • Fonte regulada
  • Fontes reguladas
  • Fonte regulada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!