Cidadania Europeia

Páginas: 7 (1680 palavras) Publicado: 18 de fevereiro de 2014




1. Cidadania é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na suaadministração, seja ao votar (indireto), seja ao concorrer a um cargo público (direto). No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade. Os direitos políticos são regulados em Portugal pelaConstituição da República Portuguesa de 1976, com Revisão Constitucional de 2005, nos seus artigos 15º, 31º, 50º e 269º
2. Conselho Europeu: É no âmbito das reuniões do Conselho Europeu, denominadas cimeiras, que os dirigentes da UE se encontram para tomarem decisões sobre as grandes prioridades políticas e iniciativas da UE. Regra geral, existem quatro cimeiras por ano, presididas por um presidentepermanente.
Parlamento: Diretamente eleitos de cinco em cinco anos por sufrágio universal, os deputados do Parlamento Europeu representam os cidadãos da UE. O Parlamento é, juntamente com o Conselho da União Europeia («o Conselho»), uma das principais instituições da UE com poderes legislativos.O Parlamento Europeu desempenha três funções principais: debate e aprova a legislação da UE (juntamente com oConselho) exerce um controlo sobre outras instituições da UE, nomeadamente a Comissão, a fim de assegurar que funcionam de forma democrática debate e aprova o orçamento da UE (juntamente com o Conselho)
Comissão: A Comissão Europeia é uma das principais instituições da UE. Para além de representar e defender os interesses da UE no seu conjunto, a Comissão prepara os projectos de legislaçãoeuropeia e assegura a execução das políticas e dos fundos da UE.
3. Caracterização de paises que integram a Uniao Europeia,hoje.
Bandeira da Alemanha

Proporção
3:5
Adoção
23 de maio de 1949
Cores
 
Preto
 
Vermelho

Ouro



Localização geográfica: Europa Central
Área: 356 733 km2
População: 82 079 454 habitantes (1997)
Taxa de urbanização: 85%
Capital: Berlim
Outras cidadesimportantes: Hamburgo, Munique, Colónia, Essen, Frankfurt, Dortmund, Dusseldorf, Estugarda, Bremen, Leipzig, Duisburg, Dresden e Hannover
Regime político: República federal
Unidade monetária actual: Euro
Unidade monetária anterior: Marco alemão
Língua oficial: Alemão
Religiões maioritárias: Protestantismo e Catolicismo
Taxa de alfabetização:
população total: 99%
homens: 99%
mulheres: 99%(2003 est.)
Setor Primário 

O setor primário está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação. 

Este setor da economia é muito vulnerável, poisdepende muito dos fenômenos da natureza como, por exemplo, do clima. 

A produção e exportação de matérias-primas não geram muita riqueza para os países com economias baseadas neste setor econômico, pois estes produtos não possuem valor agregado como ocorre, por exemplo, com os produtos industrializados. 

Setor Secundário

É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidaspelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc). Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativo. Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econômica concentrada no setor secundário. A exportação destes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cidadania Europeia
  • Cidadania Europeia
  • A cidadania europeia
  • a cidadania europeia
  • cidadania Europeia
  • Cidadania Europeia
  • Cidadania Europeia
  • Cidadania Europeia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!