Ciclo vital

Páginas: 11 (2611 palavras) Publicado: 4 de junho de 2013
2013

Psicologia do Desenvolvimento
Ciclo Vital

Elaboração e realização de entrevistas

Índice

1. Introdução 1
2. Desenvolvimento teórico 1
2.1. Aspectos Físicos 2
2.2. Aspectos psicológicos de maturação precoce e tardia 2
2.3. Aspectos da maturação cognitiva 3
2.4. Aspectos psicossociais 4
3. Entrevista 5
3.1. O entrevistado 5
3.2. A Entrevista 6
3.3.Discussão e comentários 7
4. Conclusão 8
5. Referências 9

Página deixada intencionalmente em branco

Introdução
O objetivo deste trabalho é introduzir o aluno na prática de planejamento e realização de entrevistas e desenvolver a capacidade de observação para discutir o impacto desta entrevista no entrevistado. A atividade de entrevista aparece como ferramenta do psicólogo nos maisdiferentes contextos, sendo uma atividade planejada, com objetivo específico e realizada segundo regras determinadas.
Visa ainda promover a fixação e o exercício prático da teoria desenvolvida em sala de aula, cobrindo o desenvolvimento do adolescente.
Como forma de substanciar a entrevista, é apresentado no capítulo seguinte o desenvolvimento teórico necessário para entender os principais aspectos dodesenvolvimento físico e psicossocial do adolescente.
Desenvolvimento teórico
A adolescência pode ser definida como um período de transição no desenvolvimento entre a infância e a idade adulta que envolve consideráveis mudanças físicas, psicossociais e cognitivas, estando estas inter-relacionadas.
Apesar do início da adolescência não ser claramente definido, geralmente se considera a puberdadecomo ponto de partida para esta fase. A puberdade, no entanto, está mais relacionada com as transformações fisiológicas que levam o adolescente a maturidada sexual. Este processo tem início com o rápido aumento na produção dos hormônios sexuais, principalmente os estrogênios (para as mulheres) e os androgênios (para os homens).
A maturidade sexual é somente uma das características queposteriormente possibilitam a entrada do adolescente no mundo adulto. Outros marcos para evidenciar este fato são de cunho legal (maior idade legal), sociológicos (quando se sustenta e forma família) e psicológicos (capacidade de pensamento abstrato).
A adolescência se inicia aproximadamente aos 12 anos para os meninos, mas esta faixa pode variar de 9 aos 16 anos. As meninas começam mais cedo, entre 8 e 10anos, porém esta faixa varia entre 6 e 14 anos. Alguns jovens encontram dificuldades para lidar com as mudanças cognitivas e sociais, com o desenvolvimento da autonomia, auto-estima e intimidade, sendo um período de risco para os adolescentes. Este período pode estar associado a problemas como o uso de drogas e bebidas alcoólicas, atividade sexual precoce, participação em gangues e a revolta ou aquebra de leis de conduta, entre outras.
1.
2.
3.1. Aspectos Físicos
A puberdade inicia-se e termina em uma faixa aproximada de cerca de 7 anos, levando em média 4 anos, e começando de 2 a 3 anos mais cedo nas meninas. Algumas das modificações durante este período incluem: o desenvolvimento dos pêlos pubianos, o desenvolvimento muscular, a maturação do órgãos sexuais, a primeiramenstruação nas meninas, a produção do esperma nos meninos e o surto de crescimento.
O surto de crescimento é o rápido aumento de altura e peso que dura cerca de 2 anos e antecede a maturidade sexual. Nas meninas, costuma ocorrer entre 9,5 e 14,5 anos (em média, 10 anos) e nos meninos entre 10,5 e 16 anos (em média, 12 a 13 anos). Por causa desta diferença, as meninas de 11 a 13 anos são maisaltas, fortes e pesadas que os meninos da mesma idade. Os meninos desenvolvem mais os ombros, pernas e antebraços. A pélvis, nas meninas, se alarga para facilitar o parto. É normal ocorrer uma desproporção temporária entre o tamanho (desenvolvimento) de diferentes partes do corpo, o que resulta um desengonçamento. Ainda em relação ao surto de crescimento, foi constatada a tendência secular, ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciclo Vital
  • ciclo vital
  • Ciclo vital
  • ciclo vital
  • ciclo vital
  • Ciclo vital
  • Ciclos Vitais.
  • Ciclo vital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!