ciclo vital

Páginas: 11 (2566 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
TRABALHO DE OBSERVAÇÃO DO 1º BIMESTRE



OBJETIVO: Introduzir o aluno na prática da observação dos fenômenos do desenvolvimento da criança. Articular teoria e prática.

JUSTIFICATIVA: Este trabalho tem como objetivo promover o contato do aluno com crianças de 0 - 12 anos através da técnica de observação permitindo que compreenda as dificuldades envolvidas na observação e no estudo decrianças.

PROCEDIMENTO: Os alunos deverão se organizar em duplas ou trios e entrar em contato com escolas, creches, abrigos ou pais de crianças; esclarecer os objetivos do trabalho e obter a autorização para a execução do mesmo. É obrigatório que os pais ou responsável pela criança assinem o termo de consentimento em 2 (duas) vias, sendo que a primeira deve ficar com o responsável pelo observado ea segunda deverá ser entregue ao professor, para arquivá-la.

SUJEITOS: crianças entre 0 meses a 12 anos (cada dupla ou trio de alunos irá escolher uma faixa etária: 0-2 anos; 2-6 anos ou 6 a 12 anos).


LOCAL: A observação deverá acontecer em um “ambiente natural” (escola, creches, abrigos, parque, playground ou outra situação que seja familiar à criança), por cerca de 20 (vinte) minutos.ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS: Aspecto físico, perceptual, cognitivo, linguagem, personalidade e social. (os dados serão observados, anotados e devem ser livres de interpretações).

METODO DE OBSERVAÇÃO: Os alunos devem ser orientados a fazer as anotações através do registro cursivo, garantindo assim uma menor interferência do observador.


DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO:
1- Questões de ordemprática: apresentar por escrito (digitado) os dados da observação.
2- Questões de ordem teórica: redigir um texto, usando os conhecimentos científicos adquiridos na disciplina. Este instrumento será usado para compreender os dados da observação (item 1).
3- Questões teórico-práticas: relacionar os dados obtidos na observação (item 1) com os conhecimentos teóricos adquiridos (item 2) no curso.4- Critérios de avaliação do trabalho escrito: abrangência dos dados da observação, clareza, objetividade e coesão textual, permitindo que se identifiquem os aspectos teórico-práticos.
5- Pôster interativo:os alunos poderão elaborar um pôster para apresentação aos demais alunos da turma, em data previamente agendada.

Obs.: o aluno não poderá faltar a esta apresentação em nenhuma hipótese.INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – ICH
CURSO DE ____________________
CAMPUS___________________

Carta de Apresentação


À________________________________________


A/C______________________________________


Apresentamos o (a) aluno (a) _______________________________________

RA__________________, regularmente matriculado no Curso de _____________, que cursa a disciplinaPsicologia do Desenvolvimento: Ciclo Vital do primeiro semestre do Curso de _______________ da Universidade Paulista (UNIP) tem como proposta proporcionar aos futuros psicólogos a vivência de uma situação de observação de uma criança na faixa etária entre zero a doze anos, em um “ambiente natural” (escola, creches, abrigos, parque, playground ou outra situação que seja familiar a criança), por cerca demeia hora. Este trabalho tem como objetivo introduzir o aluno na prática da observação dos fenômenos do desenvolvimento da criança permitindo que compreenda as dificuldades envolvidas na observação e estudo de crianças.

Agradecemos antecipadamente a sua colaboração na formação de nossos alunos e colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos.

__________, ____ de ______________de 20___.


_____________________ _________________________ (nome por extenso) (nome por extenso)
Professor responsável Coordenador do Curso


Autorizo a observação

__________________________________
(Assinatura do responsável e carimbo da instituição)




INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – ICH
CURSO DE...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciclo Vital
  • Ciclo vital
  • ciclo vital
  • Ciclo vital
  • ciclo vital
  • ciclo vital
  • Ciclo vital
  • Ciclos Vitais.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!