Ciclo celular

Páginas: 6 (1426 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2014








































































Introdução
Células se dividem a partir de outras células vivas. Uma pessoa adulta é constituída por mais de 10 trilhões de células, originadas de uma única célula, o zigoto, através de sucessivas divisões mitóticas. Todas as células de um indivíduo,contém a mesma informação genética. Esse processo é por conseguinte uma séria de eventos pelos quais a célula progride de uma divisão para a próxima.
O ciclo inclui um período denominado interfase (divido nas subfases G1, S e G2), e a mitose (dívida em prófase, pró-metáfase, metáfase, anáfase, telófase e citocinese). No final as duas células apresentarão o mesmo número de cromossomos e a mesmaquantidade de DNA da célula parental. A divisão mitótica ocorre em células haploides e diploides e é responsável não só pelo crescimento do indivíduo, mas também pela reprodução, reposição celular e reparo de tecidos danificados. Neste relatório, vamos discutir de forma mais aprofundada a respeito do ciclo celular e meiose, por meio de questões.QUESTÕES.
1) Defina oque é mitose. Quais as finalidades da mitose durante a embriogênese, durante o desenvolvimento e na fase adulta do organismo.
R . O termo Mitose, foi originalmente criado em 1882, por Walther Flemming, um anatomista alemão que observou e descreveu sistematicamente o comportamento dos cromossomos de embriões de salamandra durante o processo de divisão celular.
Adivisão acontece desde o surgimento da primeira célula. Ocorre duplicação das célula, de uma célula mãe, se forma 2 células filhas. Nos eucariontes, é responsável pelo desenvolvimento, crescimento e manutenção dos organismos multicelulares. Novos seres são originados por meio de divisão mitótica, sendo esse processo crucial para a continuidade da espécie.



Figura1- Ciclo celularInterfase - Período que vai desde o fim de uma divisão celular e o início da divisão seguinte. Como os cromossomos estão pouco condensados e dispersos pelo núcleo não são visíveis a microscópio óptico. Nesta fase, por microscopia óptica, não visualizamos modificações tanto no citoplasma quanto no núcleo. As células porém estão em intensa atividade, sintetizando os componentes que irão constituir ascélulas filhas.
Intervalo G1.: Existe uma intensa atividade de biossíntese (proteínas, enzimas, RNA, etc.) e formação de mais organelos celulares o que implica crescimento celular. No final desta fase a célula faz uma "avaliação interna" a fim de verificar se ela cresceu o suficiente. Caso a avaliação seja negativa, as células não se vão dividir, passando ao estado G0 que dependendo da célulapode ter uma duração variada, (Ex.: neurónios, fibras musculares, hemáceas, plaquetas, etc.) e se a avaliação for positiva passa-se à fase seguinte.
Período S: Vai ocorrer a auto-replicação semi-conservativa do DNA, passando cada cromossomo a possuir dois cromatídios ligados pelo centrômero.
Intervalo G2: Decorre desde o final da síntese de DNA até o início da mitose, com a síntese debiomoléculas essenciais à divisão celular. Esta aumenta a síntese de proteínas gastando mais energia. Ocorre também a duplicação dos centríolos (o que implica a formação de dois pares) se a célula for animal (uma vez que estes não existem em células vegetais). Nesta fase haverá igualmente um período de "avaliação interna"; conforme o sucesso da replicação semi-conservativa do DNA no período S, econforme o espaço na célula é suficiente ou não para o prosseguimento da mitose, haverá o desenvolvimento do processo para a fase seguinte: Fase Mitótica.
Divisão mitótica: Processo durante o qual ocorrem transformações que levam à divisão da célula, dando origem a duas outras com o mesmo número de cromossomos, com cinco fases:
Prófase –No início da mitose, numa célula diploide, o centrossomo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciclo Celular
  • ciclo celular
  • Ciclo Celular
  • ciclo celular
  • Ciclo Celular
  • Ciclo celular
  • ciclo celular
  • Ciclo Celular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!