Ci ncia Pol tica

Páginas: 17 (4122 palavras) Publicado: 24 de agosto de 2015
Período Letivo: 2015.1
Disciplina: Ciência Política
Professor: Vinicius Soares de Campos Barros
Aluno: Victor Márcio de Lima Patriota

1. Primeiro estágio; 1.1 Disposições preliminares; 1.2 Ciência Política; 1.3 Introdução á política 2. O pensamento político grego; 3. O pensamento político medieval; 3.1 A vinculação da política á religião; 4. A política como categoria autônoma; 4.1 Maquiavel;5. Introdução à ciência política, sobre três concepções; 5.1 Introdução á ciência política por Octaviano Nogueira 5.2 Introdução á ciência política: por Reinaldo Dias; 5.3 A ciência política: para uma definição; 6. Referências;
1 PRIMEIRO ESTÁGIO
1.1 Disposições preliminares
Nesse primeiro estagio á uma introdução a politica sobre diversas concepções, tempos e lugares passando por aobservação de Maquiavel, na importância da politica na formação do estado.
1.2 Ciência Política
“Mais do que em seu desenvolvimento histórico, o Estado é estudado em si mesmo, em suas estruturas, funções, elementos constitutivos, mecanismos, órgãos etc., como um sistema complexo considerado em si mesmo e nas relações com os demais sistemas contíguos. Convencionalmente, hoje, o imenso campo deinvestigação está dividido entre duas disciplinas até didaticamente distintas: a filosofia política e a ciência política.” (BOBBIO, 2007)

Ciência Política: Exerce uma função descritiva ou explicativa, pois trata a política como ela é. Trabalha com fatos, sendo assim empírica. Pode apresentar elementos prescritivos, pois, uma vez utilizando de dados empíricos pode, deles, partir para outrassoluções. (...)



1.3 Introdução á política

Na conversa diária, usamos a palavra política de diversas formas que não se referem necessariamente a seu sentido fundamental. Assim, sugerimos a alguém que seja "mais político" na sua maneira de agir, ou nos referimos à "política" da empresa, da escola, da Igreja, enquanto formas de exercício e disputa do poder interno. Podemos falar ainda do caráterpolítico de um livro de literatura, ou da arte em geral. Mais próximo do sentido de política que nos interessa nesta Unidade, sempre nos referimos à política quando tratamos de ciência, de moral e, especificamente, de trabalho, lazer, quadrinhos, corpo, amor etc.
Embora não se confunda com o objeto próprio de cada um desses assuntos, a política permeia todos eles. Há também o sentido pejorativoda política, dado pelas pessoas desencantadas diante da Corrupção e da violência, associando-a à "politicagem", falsa política em que predominam os interesses particulares sobre os coletivos.
Mas afinal, de que trata a política? A política é a arte de governar, de gerir o destino da cidade. Etimologicamente política vem de pólis ("cidade", em grego). Explicar em que consiste a políticaé outro problema, pois, se acompanharmos o movimento da história, veremos que essa definição varia e toma nuances as mais diferentes.
O poder
Discutir política é referir-se ao poder. Embora haja inúmeras definições e intepretações a respeito do conceito de poder, vamos considerá-lo aqui, genericamente, como sendo a capacidade ou possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobreindivíduos ou grupos humanos. Portanto, o poder supôe dois pôlos: o de quem exerce o poder e o daquele sobre o qual o poder é exercido. Portanto, o poder é uma relação, ou um conjunto de relações pelas quais indivíduos ou grupos interferem na atividade de outros indivíduos ou grupos.



Uma reflexão sobre a democracia
A palavra democracia vem do grego demos ("povo") e kratia, dekrátos("governo", "poder", "autoridade"). Os atenienses são o primeiro povo a elaborar teoricamente o ideal democrático, dando ao cidadão a capacidade de decidir os destinos da pólis (cidade-estado grega). Habituado ao discurso, o povo grego encontra na ágora (praça pública) o espaço social para o debate e o exercício da persuasão. Entretanto, o ideal de democracia direta (que não se faz por intermédio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ci Ncias Pol Ticas
  • CI NCIA POL TICA
  • CI NCIA POL TICA
  • Ci ncia Pol tica
  • Ci Ncia Pol Tica E
  • Ci Ncia Pol Tica
  • Ci Ncia Pol Tica
  • Ci ncia Pol tica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!