China

Páginas: 23 (5558 palavras) Publicado: 28 de maio de 2014
1 HISTÓRIA
Comunidades agrícolas neolíticas, precursoras diretas da civilização chinesa, floresceram cerca de 7500 a.C. no sul da China e nas zonas do loesse do norte e do nordeste, com as culturas do milho e arroz (veja mapa).
A civilização chinesa surge por volta de 2000 a.C., nas margens do rio Azul (Yang­tsé ou Yangzi). Torna-se um vasto império no século II a.C., época em que se inicia aconstrução da Grande Muralha pelo Estado Qin que domina toda a China. Mantém contato com o ocidente apenas depois do século XIII, por intermédio de mercadores, como o ve­neziano Marco Polo. No século XVI chegam os portugueses, que fundam Macau.

2 DOMÍNIO OCIDENTAL
A partir do século XIX, a influência ocidental causa grande impacto sobre o Império Chinês. Em 1820, os bri­tânicos obtêmexclusividade de comércio no porto de Cantão. Interesses comerciais opõem China e Reino Unido e levam-nos às duas Guerras do ópio (1839/1842 e 1856/1860). Vitoriosos, os britânicos ga­rantem o monopólio do comércio da droga, a abertura de cinco portos chineses ao Ocidente e a posse de Hong Kong. Em 1844, os Estados Unidos (EUA) e a França conquistam privilégios comerciais. A Rússia ocupa, em 1858,territórios no norte. Em 1885, a China cede Anã (Vietnã) à França e, dez anos depois, perde a península da Coreia e Taiwan (Formosa) para o Japão. A submissão da dinastia manchu à interven­ção externa provoca, entre 1898 e 1900, a Guerra dos Boxers, revolta dos nacionalistas contra estrangeiros e missionários cristãos. A rebelião foi o último suspiro da Dinastia Tsing, sufocada com a ajuda de tropasocidentais e japonesas.
3 FIM DO IMPÉRIO
Em 1908, o médico Sun Yat-sen funda o Partido Nacionalista (Kuomintang), em oposição à monar­quia e à hegemonia estrangeira. Apoiado por militares é proclamado presidente provisório em 1911, mas a república não alcança todo o país, que entra em longo período de guerra civil.
A morte de Sun Yat-sen, em 1925, pro­voca luta pelo poder no Kuomintang. A facçãovitoriosa, liderada por Chiang Kai-chek, une-se ao Partido Comunista Chinês (PCCh) – fundado em 1921 – contra os senhores feudais do norte do país (veja mapa que segue). A aliança dura até 1927, quando uma insurreição operária em Xangai é repri­mida com violência pelo Kuomintang. Os comunistas, liderados por Mao Tsé-tung, são colocados na clandestinidade.
Debilitada, a China não resiste ao Japão,que, em 1931, invade a Manchúria e implanta o Estado Manchukuo em 1934. Para escapar ao cerco do Kuomintang, 90 mil co­munistas.liderados por Mao, deslocam-se quase 10 mil quilômetros rumo ao norte. É a Grande Marcha (1934/1935), que dá prestígio e di­mensão quase mítica aos comunistas.
4 COMUNISMO
Diante do avanço japonês, o Kuomintang e o PCCh fazem nova aliança em 1936. Com a rendição doJapão, no fim da II Guerra Mundial, recomeçam os com­bates entre comunistas e nacionalistas. Em outubro de 1949, os comunistas proclamam a República Popular da China, com Mao Tsé-tung como dirigente supremo. Chiang Kai-chek foge para Taiwan (Formosa), onde instala a República da China.
Pouco antes, Em 11 de março de 1947, o presidente norte-americano Harry Truman (1884/1972) fez um discurso propondo aconcessão de créditos para a Grécia e a Turquia, com o objetivo de sustentar governos pró-ocidentais naqueles países. O principal objetivo geopolítico da Doutrina Truman era conter o socialismo, impedindo o expansionismo da União Soviética, criando alianças militares como a Organização do Tratado do Atlântico Norte _ OTAN.  A aplicação da Doutrina Truman à Ásia determinava a configuração do“cordão sanitário” em torno da China e estimulava a aproximação Pequim-Moscou.

Entenda o Cordão Sanitário – A tomada do poder em Pequim (set. 1949) pelos comunistas liderados por Mao repercutiu sobre a Coreia que tinha sido anexada ao Japão em 1910. Depois da derrota japonesa na II Guerra, a península coreana foi dividida em uma zona de ocupação soviética, ao norte, e uma zona de ocupação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • China
  • china
  • China
  • China
  • China
  • China
  • china
  • China

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!