checkup

Páginas: 12 (2813 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013

Check-up de resultados
A tradicional batelada de exames está sendo substituída por testes mais direcionados ao perfil de cada paciente, aumentando a eficácia da avaliação
KÁTIA STRINGUETO
Há uma hora em que a palavra check-up começa a martelar no ouvido. Ou porque está na hora de fazer um ou porque é preciso repetir os exames que não se fazem há tempos. Mas, antes de escolher onde fazer,melhor é pensar em como fazer. Isso porque o check-up evoluiu. E não foi o número de exames que aumentou. Pelo contrário. A evolução está no fato de o check-up estar se tornando cada vez mais personalizado. Nada de bateladas de testes indiscriminados. A tendência agora é direcionar o paciente para exames específicos de acordo com sua idade, antecedentes familiares, sexo e histórico de vida. Umhomem de 30 anos, por exemplo, não precisa fazer os mesmos exames de um de 40, que não necessariamente fará os mesmos que um fumante. Essa obviedade não estava tão clara até pouco tempo atrás, quando se acreditava que, para rastrear o máximo de mazelas no corpo, todos deveriam passar por uma investigação laboratorial completa.
Ao mesmo tempo, a própria concepção de check-up se amplia para além dodiagnóstico. O objetivo é fazer com que os exames avaliem o perfil e os riscos de cada pessoa, mesmo as que não estejam doentes, para orientá-las a adotar hábitos que atenuem os riscos ou ajudem a tornar a saúde ainda melhor. Nessa semana, um exemplo dessa nova abordagem entrará em funcionamento. Será inaugurado o Centro de Check-up e Promoção de Saúde do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC/SP)."A idéia é atender a pessoas que não estão precisando de um médico por causa desta ou daquela doença apenas, mas também as que querem saber como anda a saúde geral e, a partir daí, indicar caminhos para melhorar um pouco mais", define o idealizador do centro, Milton de Arruda Martins, professor titular de clínica médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Uma das pioneiras nesseconceito é a Qualivitae, um braço da Intermedici, empresa de convênio médico. Lá, os conveniados fazem exames básicos como dosagem de açúcar e gorduras (triglicérides e colesterol) no sangue e no corpo e depois são encaminhados para o clínico geral, que discrimina os testes complementares mais importantes. Com o resultado, o paciente pode entrar para o programa de saúde adequado ao seu perfil."Uma pessoa obesa, por exemplo, poderá fazer parte do grupo de reeducação alimentar e de atividade física", explica Alexandre Lorenzo, presidente da Intermedici. O acompanhamento dura três meses, quando o paciente é reavaliado.
Novo no mundo e também no Brasil, esse conceito ainda é empregado por poucas clínicas. O que já está sendo utilizado em maior número são as empresas que fazem check-upspersonalizados. Em centros como o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, que em outubro inaugura uma sede específica para check-up, e no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, também na capital paulista, a bateria de exames está diminuindo graças a uma criteriosa triagem prévia. Primeiro, o paciente passa por uma consulta na qual descreve seu histórico de doenças e os sintomas que eventualmenteapresenta. "A decisão a respeito dos exames laboratoriais necessários só é dada após o exame clínico que inclui, por exemplo, palpação de abdômen e ausculta cardíaca, além da avaliação da gordura corporal. Em seguida o paciente é encaminhado para especialistas, como urologista, fonoaudiólogo, dependendo da necessidade", explica Erki Larsson, do Hospital Oswaldo Cruz. Em uma das unidades do LaboratórioFleury, também em São Paulo, os exames são solicitados de acordo com as características de cada paciente. No serviço, disponível apenas para empresas que oferecem o benefício do check-up para seus funcionários, as características são definidas a partir de respostas a um questionário de 100 perguntas enviado pela Internet aos interessados.
Essa sondagem é de fato importante. Às vezes, pode até...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!