Chech Nia X Russia

461 palavras 2 páginas
Chechênia X Russia 1991:se declara independente da União Soviética
1994-1996: Primeira Guerra da Chechênia, que resultou na independência "de fato", deste território sob controle da Rússia, que adotou o nome de República Chechena da Ichkeria. A Federação Russa tenta tomar o controle, 30.000 civis fofam mortos Firmados alguns acordos de paz - que nenhum dos lados cumpriu
1999: Segunda Guerra da Chechênia
O conflito acirrou-se e, em 1999, o governo do então presidente Boris Ieltsin (cujo primeiro-ministro era o atual presidente, Vladimir Putin), promoveu uma investida impiedosa contra guerrilheiros e civis.

A ocupação da Chechênia pela Federação Russa
Dentro os conflitos étnicos ou de nacionalidades nos países do CEI, merece destaque o caso dos movimentos separatistas da Checheno-Inguchétia, uma das ex-repúblicas que compunham a estinta URSS, composta de população muçulmana e que reunia os povos que lhes davam o nome.
Ninguém opos maior resistência à conquista do Cáucaso pelos russos do que os chechenos. Essa corajosa luta de oposição não é recente- remonta de 1918. No entanto, aprofundou-se em 1991, na ocasião da conturbada implosão da União Soviética

1991: O general Djokar dudaiev ( militar de origem chechena) chegou ao poder na Chechênia e, alguns meses mais tarde, quando a URSS não mais existia, ele liderou um movimento que proclamou a independência dessa república, recusando-se a assinar o tratado de adesão à Federação Russa.
Os ingushes, por sua vez, apesar de ter formado sua própria república, aderiram à Federação Russa.
1994: tropas russas invadiram a Chechênia com o objetivo de contornar a situação . Mas um tanto desorganizado e enfrentando dura resistência dos chechenos, os russos foram derrotados nessa primeira guerra, que se prolongou até agosto de 1996.
Em 1999, tropas chechenas invadem o Daguestão, república russa de religião muçulmana que foi atribuida pelos russos como terrorismo.
Objetivo dessa invasão: Criar um

Relacionados