Chatisse

Páginas: 8 (1800 palavras) Publicado: 8 de julho de 2013
Comunicação
O surgimento da comunicação entre as pessoas por meio de computadores só foi possível após o surgimento das Redes de Computadores. Na aula anterior você aprendeu sobre a Internet e soube que é possível, por meio dela, realizar várias tarefas do cotidiano pessoal ou empresarial.
Nesta aula conheceremos as diversas formas de comunicação existentes de groupware como: correioeletrônico ou e-mail, telefone e fax via Internet, editoração de página na rede, conferência de dados e voz, videoconferência, fóruns de discussão e bate-papos on-line
As pessoas freqüentemente precisam interagir umas com as outras para que as coisas sejam feitas. E como você já sabe, a Tecnologia da Informação está mudando o modo como trabalhamos e estudamos juntos. Os sistemas colaborativos fornecemferramentas para nos ajudar a participar – comunicando idéias, compartilhando recursos e coordenando nossos esforços de trabalho cooperativo, como membros dos
muitos processos formais e informais e de equipes e grupos de trabalho de projetos que constituem muitas organizações de hoje.
Groupware
É um software que permite a múltiplos usuários compartilharem informações entre si e trabalharem juntosem diversos projetos, ou seja, um software de colaboração.
O groupware destina-se a tornar mais fáceis a comunicação e coordenação das atividades dos grupos de trabalho e a cooperação entre os usuários finais, seja onde for que os membros de uma equipe estejam localizados.
Assim, embora os pacotes de groupware forneçam uma variedade de ferramentas de software que podem realizar muitas tarefasimportantes, a cooperação e a coordenação ente as equipes e os grupos de trabalho que eles propiciam são sua característica fundamental.
Muitos analistas da indústria acreditam que a capacidade e o potencial da Internet, bem como das Intranets e Extranets, estão se dirigindo para uma demanda por ferramentas laborativas nos negócios.
Por outro lado, são tecnologias da Internet como navegadores eservidores de rede, documentos e bancos de dados em hipermídia e Intranets e Extranets que estão fornecendo as plataformas de hardware, software, dados e redes para muitas das ferramentas de groupware para colaboração nas empresas desejadas pelos usuários (BRIEN, 2004).
Correio eletrônico
E-mail (eletronic mail) ou correio eletrônico está passando à frente do correio postal e até do telefone,como nosso principal meio de comunicação de longas distâncias. Isso tem se tornado uma realidade cada vez mais freqüente e é muito claro que como usuário ativo da Internet você passará nos meses e anos vindouros uma parcela crescente de sua vida lidando com e-mail.
O e-mail é um importante meio para transmitir cópias eletrônicas de documentos, arquivos de dados, e conteúdo em multimídia.Teoricamente, seu provedor de serviços de e-mail deve ser um aliado ativo que faz bem mais do que passar mensagens de um lugar para outro. Ele deve ajudá-lo a organizar o armazenamento de suas mensagens, filtrar correspondências indesejadas, transferir arquivos, dar um aspecto elegante à sua mensagem e manter a privacidade de suas mensagens particulares.
O lado negativo é a sobrecarga de informaçõesprovocadas por excessivas mensagens de diversas fontes. E mais ainda, o grande número de junk e-mail (correspondências descartáveis, também conhecidas como spamming), que está inundando as caixas de e-mail de muitos usuários.
Muitas soluções estão sendo criadas para tentar minimizar esse problema, inclusive ações legais e restrições organizacionais ao uso do e-mail. Mas os especialistas concordam que ouso de software de e-mail com boas capacidades de gerenciamento será a primeira linha de defesa de todo usuário (BRIEN, 2004).
Telefone e fax via Internet
A Internet não é mais utilizada apenas para enviar e-mail e "surfar" na rede. Ela está se tornando um meio de comunicação de baixo custo e praticamente universal, ajudando a enviar fax, recuperar correio de voz e transmitir conversas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • chatisse
  • Nossa senhora que chatisse

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!