chatisse

Páginas: 3 (568 palavras) Publicado: 20 de junho de 2013
Escola Estadual Professor João Batista


Vidas Secas










Nome: Juliana Nascimento Garcia
Serie: 3°ano A
Professora: Maria Elena


Tangará da Serra, MT
Análise do livroTempo: Psicológico, em detrimento do cronológico.
Espaço: Sertão do Nordeste do Brasil.
Personagens: Fabiano, Sinhá Vitória, o menino mais velho, o menino mais novo e a cachorra Baleia.
Biografiado autor: Graciliano Ramos (1892-1953) foi escritor brasileiro. O romance "Vidas Secas" foi sua obra de maior destaque. É considerado o melhor ficcionista do modernismo e o prosador mais importante dasegunda fase do Modernismo. Suas obras embora tratem de problemas sociais do Nordeste brasileiro, apresentam uma visão crítica das relações humanas, que as tornam de interesse universal. Seus livrosforam traduzidos para vários países. Seus trabalhos "Vidas Secas", "São Bernardo" e "Memórias do Cárcere", foram levados para o cinema. Recebeu o Prêmio da Fundação William Faulkner, dos EstadosUnidos, pela obra "Vidas Secas".
Enredo
A história em Vidas Secas começa com a fuga de uma família nordestina fugindo da seca do sertão. Fabiano, o pai da família, é um vaqueiro com dificuldade de seexpressar. Não tem aspirações nem esperanças de vida. Sinhá Vitória é a mãe, é mais "madura" do que seu marido Fabiano, também não se conforma com sua situação miserável, e sonha com uma cama de ourocomo a de Tomás de Bolandeira. Os dois filhos e a cadela Baleia acabam por concluir essa família.
O menino mais novo sonha ser como o pai, já o mais velho desejava a presença de um amigo, conformando-seassim com a presença de sua cadela Baleia, a qual portava-se não como um animal, mas sim tratada com um ente e ajudava Fabiano e sua família a suportar as péssimas condições.
Depois de muitocaminhar a família chega a uma fazenda abandonada, onde acabam ficando. Após de um curto período de chuva o dono da fazenda retorna e contrata Fabiano como seu vaqueiro.
Fabiano vai a venda comprar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Chatisse
  • Nossa senhora que chatisse

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!