Cfhjg

323 palavras 2 páginas
Brasão: escudo de vermelho, um tamanco de prata realçado de negro; em chefe, três espigas de trigo de ouro, postas em pala e alinhadas em faixa e, em campanha, duas picaretas de prata encabadas de ouro, com os cabos passados em aspa. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «MOSTEIRÓ – SANTA MARIA DA FEIRA».

Bandeira: branca. Cordão e borlas de prata e vermelho.

Lenda de S. Sebastião
S. Sebastião é pedido por volta de 680 pelas populações de Roma para proteção contra uma terrível peste. A partir deste momento, o Santo passa a ser pedido para proteger as vilas e aldeias contra as pestes, que durante a Idade Média castigaram as populações europeias. Só as pestes sucessivas por volta de 1348 provocaram a morte de pelo menos 1/3 da população europeia. Alguns dos lugares ficaram completamente desabitados e as Terras de Santa Maria não foram exceção. Foi numa destas pestes que as gentes de Santa Maria pediram S. Sebastião. O pedido foi atendido e foi programado um agradecimento anual com a colaboração dos condes da Feira.
No cumprimento do voto, os ofertantes reuniam-se numa procissão que saía do Paço dos Condes e seguia pela Igreja do Convento do Espírito Santo (Lóios), onde eram benzidas as fogaças, divididas em fatias, posteriormente repartidas pelo povo.

O Estádio Marcolino de Castro, é um estádio de futebol, localizado na cidade de Santa Maria da Feira, Portugal, e é utilizado pelo Clube Desportivo Feirense. O Sr. Marcolino de Castro e a esposa, D. Maria de Sá Castro, doaram o terreno ao Feirense, para nele praticar futebol, exclusivamente destinado a parque de jogos de qualquer modalidade desportiva. Em 1962 a construção desta primeira fase das obras demorou apenas 58 dias e custou 600 contos. Em 16 de Setembro do mesmo ano, foi inaugurado o Estádio Marcolino de Castro na Vila da Feira, com dois jogos a abrilhantar a

Relacionados