Ceticismo

Páginas: 3 (549 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
 Ceticismo
O ceticismo é um sistema filosófico fundado pelo filósofo grego Pirro (318 a.C.-272 a.C.), que tem por base a afirmação de que o homemnão tem capacidade de atingir a certeza absoluta sobre uma verdade ou conhecimento específico. Também é qualquer atitude de questionamento para o conhecimento, fatos, opiniões ou crenças estabelecidascomo fatos. Um indivíduo cético caracteriza-se por ter predisposição constante para a dúvida, para a incredulidade, questiona tudo o que lhe é apresentado como verdade e não admite a existência dedogmas, fenômenos religiosos ou metafísicos.
Tipos de ceticismo:
Ceticismo Filosofico
É exatamente esse que começa com a escola de Pirro e que se expandiu pela chamada “Nova Academia” que ampliou asperspectivas teóricas, refutando verdades absolutas e mentiras. Seus seguidores alegavam a impossibilidade de alcançar o total conhecimento e adotaram métodos empíricos para afirmar seus conhecimentos.Assim, o Ceticismo Filosófico se dedicou a examinar criticamente o conhecimento e a percepção sobre a verdade.
Ceticismo Cientifico
Tem, naturalmente, ligação com o Ceticismo Filosófico, que é abase de tudo. Porém não são idênticos e muitos dos praticantes do Ceticismo Científico não concordam as proposições da corrente filosófica. A corrente científica é a contemporânea, as pessoas que seidentificam como céticas são aquelas que apresentam uma posição crítica geralmente baseando-se no pensamento crítico e nos métodos científicos para constatar a validade das coisas. Assim, ganha muitaimportância a evidência empírica, o que não quer dizer que os céticos façam seu uso constantemente. A necessidade de evidências científicas é mais recorrente na área da saúde, onde os experimentos nãopodem colocar em risco a vida das pessoas.
Entre os céticos há os chamados desenganadores que dedicam-se ao combate contra o charlatanismo, expondo suas práticas falsas e não-científicas. Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ceticismo
  • ceticismo
  • O Ceticismo
  • ceticismo
  • Ceticismo
  • Ceticismo
  • ceticismo
  • Ceticismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!