ceticismo

Páginas: 5 (1040 palavras) Publicado: 23 de maio de 2014

Ceticismo

O ceticismo designa a atitude do cético; esta palavra por sua vez, é oriunda do grego eskepikos, que indica caráter preponderante de alguém de estar continuamente procurando – no sentindo de pesquisar – por algo. O ceticismo é concerne àqueles que preferem investigar antes de tomar por verdadeiras ou falsas quaisquer que sejam as hipóteses.

No texto Ensaios sobre o ceticismo,no discurso Empirismo e Ceticismo, o autor tenta mostrar o nascimento do empirismo como orientação filosófica se deu, não na modernidade, mas na filosofia helenística grega, no pirronismo dos médicos – filósofos dessa época. A combinação de empirismo e metodismo médico ensejou ao velho pirronismo a possibilidade de formular uma postura epistemológica consistente com seu fenomenismo originário, aomesmo tempo em que integravam no seu universo filosófico as práticas “cognitivas”.

O ceticismo grego ou pirrônico consiste fundamentalmente em criticar a pretensão dos sistemas filosóficos e das ciências do tempo de serem capazes de aprender a natureza mesma das coisas. Os céticos foram os filósofos que criticavam a pretensão da filosofia dogmática. Os céticos entendiam que não temos comodizer, afirmar, em nenhum momento que podemos conhecer as coisas como ela realmente é.

O relativismo também era comum para explicar que cada coisa pode ser apresentada de formas diferentes para cada indivíduo, consequentemente não sendo possível escolher entre as diferentes aparências uma realidade uma das coisas. O que reflete, O conflito das filosofias, onde os céticos mostravam assim uma nãoverdade mesma. Não podendo escolher a realidade mesma – a verdade- dentro da presença pluralista destas aparências. Porém o ceticismo não tem nada a ver com o relativismo ou com outras doutrinas segundo as quais tudo é verdadeiro ou tudo é falso, uma vez que o ceticismo nega existir um critério de decisão.
“A toda razão opõe-se uma razão de igual valor” - Definição de Sexto Empírico acerca danatureza do ceticismo.


Os céticos, por cautela, não procuravam mostrar demonstrativamente a falsidade das doutrinas dogmáticas, pois afirmar uma falsidade também seria uma tese dogmática.
O cético não é aquele que pretende provar que a filosofia dogmática não pode chegar a verdade, mas não se viam persuadidos, os céticos, assim suspendiam o juízo.
Portanto, os filósofos céticos gregos sãocríticos da razão especulativa, críticos do dogmatismo filosófico, da pretensão de se conhecer a verdade e a realidade das coisas. Os céticos se abstiveram de proclamar quaisquer certezas, quaisquer verdades, quaisquer conhecimentos, acerca da assim chamada realidade das coisas, acerca de sua essência ou natureza. Mas o cético grego é um apologista da vida comum, o que o levam involuntariamente aoassentimento numa representação passiva, sendo tudo o que lhe aparecem são fenômenos. E o que aparece são afecções.

Racionalismo X Empirismo

Uma grande polêmica que opôs duas grandes escolas de médicos e autores de obras sobre a medicina, a dos Logikoi (racionalistas) e a dos Empeirikoi (empiristas). Que surgiram no século III A.C.
Os médicos racionalistas diziam que a ação racional, pelo usoda reflexão, descobrir causas e naturezas de uma doença, e conhecimento dessas enfermidades pelo uso da razão.

Os médicos empiristas eram críticos da medicina racionalista e diziam que a medicina deveria se basear exclusivamente pela experiência acompanhando os fenômenos patológicos podia encontrar assim a cura da doença.

No século I A.C surge a escola dos Metódicos, que desafiaram empiristase racionalistas, os racionalistas por tentarem pelo simples uso da reflexão descobrir verdades e causas ocultas a respeito das doenças. E a crítica aos empiristas relacionava ao dogmatismo na condenação ao racionalismo.

Sexto Empírico, principal representante da escola empirista de medicina, afirma explicitamente a afinidade entre o ceticismo e a medicina dos metódicos. O pirronismo teve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ceticismo
  • ceticismo
  • O Ceticismo
  • ceticismo
  • Ceticismo
  • Ceticismo
  • Ceticismo
  • Ceticismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!