Ceticismo

Páginas: 3 (565 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014
Cepticismo1 ou ceticismo é qualquer atitude de questionamento para o conhecimento, fatos, opiniões ou crenças estabelecidas como fatos.2 Filosoficamente, é a doutrina da qual a mente humana não podeatingir nenhuma certeza a respeito da verdade
é um estado de quem duvida de tudo, de quem é descrente. Um indivíduo cético caracteriza-se por ter predisposição constante para a dúvida, para aincredulidade.


O cético questiona tudo o que lhe é apresentado como verdade e não admite a existência de dogmas, fenômenos religiosos ou metafísicos.

O cético pode usar opensamento crítico e o método científico (ceticismo científico) como tentativa de comprovar a veracidade de alguma tese.















Surgimento Do Cetismo


O ceticismo moderno surgiuno séc. XVI com o renascimento do conhecimento e do interesse pelo antigo ceticismo pirrônico grego, que surge nos escritos de Sexto Empírico, e do ceticismo Acadêmico, apresentado em De Academica, deCícero. O termo “cético” não foi usado na Idade Média e foi inicialmente apenas transliterado do grego. Se manifestou na Grécia clássica, aparentemente um de seus primeiros proponentes foi Pirro deElis (360-275 a.C.) que estudou na Índia e defendia a adoção de um "ceticismo prático". Carneades discutiu o tema de maneira mais minuciosa e contrariando os estoicos, dizia que a certeza noconhecimento, seria impossível.

.













O Ceticismo foi dividido com o tempo e se tornou Ceticismo Filosófico e Ceticismo Científico.

O Ceticismo Filosófico ficou sendo aquele céticoque examina de uma forma critica se determinado conhecimento ou ideia é verdadeiro ou falso e duvidam se possa existir ou não uma verdade absoluta,

já o Ceticismo Cientifico é bem mais radical,eles rejeitam de todas as formas a ideia de uma verdade absoluta e questionam a todo custo a veracidade de tudo ao seu redor, sendo que eles estão sempre a dispor da ciência afim de provas.
....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ceticismo
  • ceticismo
  • O Ceticismo
  • ceticismo
  • Ceticismo
  • Ceticismo
  • ceticismo
  • Ceticismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!